Algarve

Novo projeto desafia empresas algarvias a empreender e inovar +

Promover a inovação e a incorporação de conhecimento nas empresas algarvias e no mercado global é o objetivo principal do projeto “Algarve 2015 Empreender e Inovar +”, que foi lançado num seminário realizado esta terça-feira, dia 16 de julho, na Universidade do Algarve.

Na sessão de abertura estiveram presentes os representantes das duas entidades parceiras desta iniciativa, João Guerreiro, Reitor da Universidade do Algarve, e Vítor Neto, Presidente da Direção do NERA, bem como David Santos, Presidente da CCDR Algarve e Gestor do Programa Operacional Algarve 21, que financia este projeto orçado em cerca de 610 mil euros.

A apresentação do projeto coube ao Coordenador do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve. Dos vários objetivos definidos, Hugo Barros destacou três: criar consórcios empresa-universidade, promover o empreendedorismo jovem e dinamizar a criação de um ecossistema de inovação.

Ao longo dos dois anos de execução do ‘Algarve 2015’, serão dinamizadas diversas atividades, como encontros entre equipas de investigação e empresas, implementação e acompanhamento de quinze novos projetos de financiamento, ações de sensibilização para a promoção do empreendedorismo nos dezasseis concelhos da região, um concurso de ideias de negócio, entre muitas outras.

Relações entre universidade e empresários dão frutos

Quem assistiu a este seminário pôde igualmente conhecer bons exemplos de cooperação entre a Universidade do Algarve e os empresários da região.

Os primeiros testemunhos foram trazidos por Rui Brás, da Inesting, e João Rodrigues, da UAlg, que estão a desenhar o ‘Footdata’. Trata-se de um software para profissionais do futebol, que pretende colmatar alguns dos problemas identificados pelo treinador Domingos Paciência, mentor da ideia, bem como estreitar relações entre os vários agentes do ramo.

António Lacerda foi o último palestrante da tarde. Durante a sua intervenção, o professor do curso de Design de Comunicação falou das várias iniciativas que tem desenvolvido com o envolvimento da universidade, dos alunos e da comunidade farense, de que são exemplos a empresa Design Thinking, o evento Algarve Design Meeting e, mais recentemente, o TBT – The Byke Type.

Laura Alves – Assessora de Imprensa do Gabinete de Comunicação e Protocolo da UAlg

Categories: Algarve

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.