Portimão

“Servir Portimão” apresenta candidatos aos Órgãos Autárquicos

Foi entre quase duas centenas de portimonenses que José Pedro Caçorino apresentou, no TEMPO, no dia 13 de Julho, os cabeças de listas às freguesias de Portimão, Alvor e Mexilhoeira.

No evento, que contou com a presença de Gonçalo Ribeiro Teles, reconhecido e laureado arquiteto paisagista, Mendo Henriques, presidente do IDP e dos presidentes nacionais do PPM e do MPT, respetivamente, Mário Ribeiro e John Rosas, José Pedro Caçorino mostrou como se amplia, genuinamente, uma candidatura partidária à cidadania indo desta forma ao encontro do pulsar eminente da sociedade portimonense que pede uma lista de pessoas com capacidade de ver, sentir e agir para além dos partidos.

Os membros efetivos da lista à Câmara Municipal são:

1 – José Pedro Caçorino, 52 anos, profissional de seguros

2 – Antonieta Guerreiro, 40 anos, consultora de micro e pequenas empresas

3 – Ricardo Palet, 48 anos, engenheiro civil

4 – João Pires, 37 anos, gestor/consultor empresas

5 – Maria Elisabete Queiroz, 42 anos, técnica postal

6 – José Cravo, 22 anos, estudante mestrado finanças

7 – Rui Calado, 46 anos, gestor/empresário

Fernando Gião encabeça a lista à Assembleia Municipal.

A lista à Junta de Freguesia de Portimão é encabeçada por Nuno Inácio, seguido pelo sindicalista e ex-militante socialista, João Barnabé.

Vera Pereira, independente, filha de Alvor e de pescadores, ligada a várias coletividades é a cabeça de lista aquela freguesia. Domingos Martins, ex-militante do PCP, é o cabeça de lista à junta da Mexilhoeira.

Divulga-se aqui o texto integral proferido pelo cabeça de lista da coligação “Servir Portimão”, José Pedro Caçorino.

Caros Portimonenses, Caros Amigos:

Há pouco mais de dois meses apresentei-me publicamente como candidato a Presidente da Câmara Municipal de Portimão. Nessa altura, disse que a minha primeira palavra e preocupação era para os Portimonenses, que, independentemente da sua condição social, idade, profissão ou orientação ideológica, por qualquer motivo, não se revêm na forma como o nosso concelho tem sido governado”.

Pouco mais de dois meses depois da cerimónia de 11 de Maio, venho aqui comunicar-vos que, em nome dessa preocupação e de todos vós, a candidatura que tenho a honra de liderar deixou de ser apenas um projeto assente no partido político a que sempre pertenci.

Fruto de inúmeros contactos, conversas e do compromisso de tornar esta candidatura verdadeiramente dos Portimonenses e para os Portimonenses, posso dizer-vos com enorme alegria e orgulho que somos cada vez mais, vindos de todos os quadrantes, freguesias, vivências, ideologias e tendências. Somos, hoje e cada vez mais o verdadeiro e genuíno sentir da sociedade civil do nosso concelho.

Quero que saibam que sou e continuarei a ser militante e dirigente do CDS – Partido Popular e que tenho orgulho nessa militância, apesar dos erros, fraquezas e imperfeições que o meu partido – como qualquer organização política que assume funções de responsabilidade – revela no seu dia-a-dia. Não renego a minha filiação política e não tenho qualquer pejo em assumi-la, particularmente neste momento difícil que vivemos.

Mas permitam-me relembrar que, mais importante que o meu partido, são os meus concidadãos e a minha terra. E na conjuntura que vivemos, chegamos à hora decisiva em que temos a obrigação cívica de afirmar que, independentemente das nossas diferenças e eventuais divergências, é muito mais o que nos une, do que aquilo que nos separa. E como vocês bem sabem, como sabemos todos, o nosso denominador comum é e sempre foi Portimão, acima de tudo e de todos!

Tal como foi brilhantemente frisado pelos oradores que me antecederam e cuja presença hoje desde já muito agradeço, vivemos hoje, no nosso concelho e no nosso país, a hora do combate sem tréguas pela afirmação da cidadania, da sociedade civil, do chamamento àqueles que, sendo cidadãos como nós, estão arredados da política, mas que podem e querem dar um contributo decisivo para a construção de uma sociedade melhor: mais justa, mais solidária, mais sustentável, mais equilibrada do ponto de vista ambiental, mais transparente, enfim, mais responsável.

De uma forma particular, em Portimão, factos recentes desafiam-nos a todos, com particular emergência, para este pacto de cidadania abrangente. Trinta e sete anos de partido único no poder em Portimão geraram inevitáveis vícios e as consequências estão à vista de todos. Chegou a hora de chamar os cidadãos para a construção, de uma forma, responsável, séria e abrangente, de um projeto político inclusivo, que ponha sempre os superiores interesses dos Portimonenses acima de tudo!

Foi neste contexto e imbuída deste espírito que a candidatura que tenho o privilégio de liderar alargou a sua base de apoio. Não se trata aqui, como sucede com quem tem a obrigação de romper com o seu passado e com a sua herança, de encontrar pessoas que possam fazer o papel de “apêndices políticos”, adornando apenas o que tem e mantém a mesma natureza do passado. Nós, ao invés, abrimos o nosso projeto às ideias, contributos e participação ativa de outras forças políticas, de independentes e pessoas que, sendo militantes de outros partidos, encontraram aqui um espaço de verdadeira liberdade e genuíno exercício de cidadania para defenderem as ideias e projetos que consideram ser os melhores para o futuro do nosso concelho. Se me permitem uma imagem para descrever o que aconteceu a esta candidatura é a de um pequeno rio que, no seu percurso até à foz, vai engrossando o caudal e extravasando as suas apertadas margens, chegando a pontos que as suas águas nunca tocariam. Assim é a nossa candidatura! Em nome das legítimas ambições e expectativas dos nossos concidadãos, chegamos a pessoas que estão para além das nossas origens políticas e fizemo-lo porque acima de tudo e de todos estão Portimão e os Portimonenses!

Não vou repetir a minha intervenção de dia 11 de Maio e as prioridades que nessa altura enunciei para os próximos 4 anos de governação do concelho. Hoje é altura de dar-vos conta das pessoas que partilham comigo esta enorme responsabilidade de voltar a ganhar o futuro de Portimão.

Como disse na apresentação da nossa candidatura, “importa, antes de mais, colocar a política ao serviço dos cidadãos, numa perspectiva de verdadeiro serviço público, em que cada um de nós dá o melhor de si para ultrapassar as dificuldades e ganhar os desafios que se colocam ao nosso concelho. Importa sublinhar este aspeto do serviço aos nossos concidadãos, a todos vós, porque hoje em dia os Portimonenses têm cada vez mais a perceção que os políticos procuram servir-se, em lugar de servirem o povo”.

Assim, tenho a honra de comunicar-vos que a Coligação “Servir Portimão” contará como cabeça de lista à Assembleia de Freguesia de Portimão o nosso concidadão Nuno Campos Inácio, pessoa ligada à cultura e à história local, que muitos nos honra com a sua entrega e disponibilidade para integrar esta candidatura.

A nossa lista à Assembleia de Freguesia de Alvor será liderada pela nossa amiga Vera Pereira, cidadã de Alvor, sem qualquer filiação partidária, que aceitou liderar a alternativa política que Alvor tanto necessita! Sei que com garra e a irreverência da Vera, Alvor vai iniciar um novo ciclo!

O nosso amigo Domingos Martins, Portimonense de corpo inteiro e homem ligado à indústria hoteleira, associativismo e mundo sindical aceitou o desafio de encabeçar a lista da Coligação “Servir Portimão” à Assembleia de Freguesia da Mexilhoeira Grande. Muito obrigado Domingos! Juntos, vamos mudar a freguesia da Mexilhoeira Grande!

Mais do que palavras, a hora é de trabalho, de vontade e de mudança! Vamos à luta, todos juntos, por Portimão e pelos Portimonenses! Termino como no dia 11 de Maio. Lembro aqui mais uma vez as belas palavras do poeta José Gomes Ferreira: “Sonhadoras e Sonhadores de Portimão: o sonho ao poder!”. Mais do que nunca, o nosso sonho é possível!!! Viva Portimão!!! Viva os Portimonenses!!!

José Pedro Caçorino, Candidato a Presidente da Câmara Municipal de Portimão

Categorias:Portimão

PlanetAlgarve