AGENDA

Exposição de Bonecos Reborn na Biblioteca Municipal

De 2 a 31 de agosto

expo_bebes_reborn

A Biblioteca Municipal de Silves acolhe de 2 a 31 de agosto uma exposição de Bonecos Reborn “Bebés quase de verdade”, de Paula Lobato de Faria.

Em Portugal Paula Lobato de Faria é uma das poucas artistas que se dedica ao “reborn”, arte que consiste em transformar bonecos de vinil em bebés quase reais. O seu percurso teve início há 20 anos. Apesar de duas décadas como designer para a indústria farmacêutica, as bonecas e a pintura mural e de equipamento sempre a acompanharam, tendo o restauro e a conservação de bonecas antigas acabado por transportar a artista de uma forma mais profissional para outra área iniciando, sob a influência do proprietário do Museu do Brinquedo de Sintra, a sua formação na área das bonecas de porcelana. Neste percurso o “reborn” trouxe uma nova dimensão ao trabalho da artista. Atualmente dedicada quase a tempo inteiro a esta arte, no berçário “Mybabyordoll” a “reborner” expressa-se artisticamente nas suas peças como se fossem telas em bruto, enriquecendo-as em detalhe e pormenores técnicos que as tornam únicas.

A arte reborn teve a sua origem por altura do pós guerra, momento em que as famílias, devido às dificuldades económicas, começaram a reciclar e a transformar brinquedos antigos – quer através da sua pintura quer do seu enchimento ou da junção de peças – em bonecos novos, fazendo-os renascer (reborn). Esta técnica tem sido de tal modo aperfeiçoada ao longo dos tempos que, atualmente, os bonecos são hiper-reais.

O telefone 282 442 112 e o endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt são os contactos da Biblioteca Municipal de Silves disponíveis para o esclarecimento de informação adicional sobre esta rúbrica.

A entrada é livre.

O Município de Silves

Categories: AGENDA, Silves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *