Albufeira

Formação em Suporte Básico de Vida e Sistema Integrado de Emergência Médica

Mais de uma centena de pessoas participaram na terceira edição da formação Mass Training – Suporte Básico de Vida e Sistema Integrado de Emergência Médica, que decorreu no Espaço Multiusos de Albufeira, no passado sábado. A ação esteve a cargo dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e da Cruz Vermelha Portuguesa e contou com organização do Município de Albufeira e patrocínio do HPP – Albufeira.

No sábado, dia 20 de julho, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira, em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Albufeira e a Cruz Vermelha Portuguesa realizaram uma ação de formação em Sistema Integrado de Emergência Médica e Suporte Básico de Vida, no Espaço Multiusos de Albufeira. A iniciativa registou mais de uma centena de participações.

A sessão de abertura contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, do vereador com o pelouro da Proteção Civil, Carlos Quintino, e do presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa. Destaque ainda para a presença do 2.º comandante operacional distrital de Operações de Socorro, Abel Gomes, do comandante dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, Luís Zeferino, do comandante da Cruz Vermelha Portuguesa (pólo de Albufeira), Jorge Amador, e do diretor clínico do HPP Algarve S.A, Dr. Sebastião. Refira-se que a ação contou com o patrocínio dos Hospitais Privados de Portugal – HPP Albufeira.

Os formandos receberam informação sobre como agir em caso de emergência médica, em situações tão diversas como doenças cardiovasculares, acidentes de viação, afogamentos, quedas, intoxicações ou asfixia. O vereador Carlos Quintino referiu que “com esta formação – treino, o Município promove uma cultura de segurança no concelho e torna os cidadãos em agentes de proteção civil, preparados para atuar na ajuda da preservação devidas humanas.” Mais referiu que “um cidadão bem preparado desempenha numa emergência um papel principal até à chegada dos serviços de proteção e socorro, e por isso a aposta forte do Município neste mass-training, enquanto investimento na formação das pessoas”.

Para além da componente teórica, os participantes realizaram manobras de socorrismo a vítimas simuladas, pondo em prática as medidas de auxílio adequadas a cada situação. No final, receberam um certificado de participação que atesta as competências adquiridas.

O Município de Albufeira

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.