AGENDA

CPCJ e Chão dos Meninos promovem Ações de Formação Avançada sobre a Abordagem Socio Judiciária do Abuso Sexual Infantil

cpcj_silves

Numa ação conjunta da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Silves e da Associação Chão dos Meninos, tem lugar na Biblioteca Municipal de Silves nos meses de setembro e outubro, duas ações de formação avançada que incidem na “Abordagem Sócio Judiciária do Abuso Sexual Infantil”. As ações contam com o apoio da Câmara Municipal de Silves e são dirigidas a estudantes e profissionais que exerçam funções na área de crianças e jovens em risco/ perigo, entre outras pessoas da comunidade que manifestem interesse por esta área.

“Intervenção sócio terapêutica com famílias de crianças vítimas de abuso sexual – cônjuges não-agressores, fratrias e família alargada” é a primeira destas ações e realiza-se no dia 25 de setembro. Tem como objetivo principal o desenvolvimento de competências técnicas que permitam incrementar respostas mais adequadas e concertadas no trabalho sócio terapêutico com as famílias das vítimas de abuso sexual.

Agendada para o dia 2 de outubro, a segunda ação tem como temática “O Protocolo de intervenção multissetorial em situações de abuso sexual” e pretende desenvolver competências técnicas que permitam incrementar respostas mais adequadas e concertadas, ao nível da articulação interinstitucional em situações de abuso sexual.

Maria de Deus Medeiros (Assistente Social na equipa “Quebrar do Silêncio” – CAFAP), Paulo Pelixo (Psicólogo na equipa “Quebrar do Silêncio” – CAFAP) e Colaboradores do “Guia de Intervenção Socio judiciária em Situações de Abuso Sexual Infantil Intrafamiliar” são os elementos que compõem a equipa de formadores destas formações avançadas.

A presença em cada uma das ações tem um custo associado de 30 euros, sendo que os interessados que pretendam participar em ambas as ações beneficiam de um valor especial de 50 euros.

O período de inscrições decorre até 23 de setembro, estando as ações sujeitas a um mínimo de 25 participantes e a um máximo de 30 participantes.

Mais informações poderão ser recolhidas junto da CPCJ de Silves através do telefone 282 443 519 ou do endereço de correio eletrónico cpcj@cm-silves.pt. A ficha de inscrição e o programa detalhado encontram-se disponíveis aqui.

O Município de Silves

Categories: AGENDA, Silves

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.