AGENDA

FERREIRAS | Petits Chanteurs de Saint Louis e Vox Albuhera dão Concerto

Print

O Conservatório de Albufeira, em parceria com a Alliance Française de L’Argarve, promove um concerto coral com a atuação do coro Petits Chanteurs de Saint Louis, Paris e do coro Vox Albuhera, do Conservatório de Albufeira.

O Conservatório de Albufeira considera que “seria uma honra contar com a sua presença e dos seus familiares nestes eventos culturais”, pois “o seu apoio e participação são imprescindíveis para o desenvolvimento dos objetivos educativos e culturais do nosso Conservatório”.

Nota biográfica – Petits Chanteurs de Saint Louis

 Petits Chanteurs de Saint Louis

Petits Chanteurs de Saint Louis

O Coro dos Pequenos Cantores de Saint-Louis foi criado em 1953 pelo bispo Gachelin, em Paris. Ao longo dos anos, os “Petits Chanteurs de Saint Louis” construíram um reconhecimento musical, especialmente na música barroca. Interpretam obras de Charpentier, Bach, Haendel, Purcell, Campra, Mendelssohn e Saint-Saens, entre outros compositores.

Este verão, o Coro chega a terras portuguesas, onde irá realizar uma tournée, passando pelas cidades de Lisboa, Sintra, Porto, Coimbra e Évora, terminando no Algarve, onde irá realizar três concertos nas cidades de Faro (21 de julho), Tavira (22 de julho) e Albufeira (23 de julho).

Este evento é organizado pela Alliance Française de l’Algarve em parceria com o Conservatório de Albufeira e a Paróquia das Ferreiras, com o apoio do Seminário de São José da Diocese do Algarve.

Nota biográfica – Vox Albuhera

 Vox Albuhera

Vox Albuhera

Criado em 2012 pelas mãos do maestro José Alves Dias, o coro Vox Albuhera surgiu no panorama cultural de Albufeira sobre a égide do Conservatório de Albufeira que titula o projeto.

Tal como em terrenos rochosos, onde se quer construir algum edifício, também no Coro Vox Albuhera se partiu pedra e, voz a voz, construiu-se um coro. O resultado de um ano de vozes amadoras ensaiadas foi apresentado numa série de concertos que deixaram satisfeitos o maestro José Alves Dias, que com ele trabalhou, os coralistas, que sentiram a sua evolução e o prazer de cantar peças cada vez mais complexas, mas também o Conservatório de Albufeira que o acolhe e o público que o ouviu. As primeiras apresentações, em conjunto com as dos alunos do Conservatório, decorreram no concerto de Natal do Conservatório e nos dias 11, 20 e 21 de Junho, no Auditório Municipal, que foi amavelmente cedido para todos estes dias. Houve também uma outra apresentação no Museu de Arqueologia de Albufeira, no dia 19 de Junho. Com toda esta prática, o maestro decidiu marcar mais concertos, desta vez só de música coral. O primeiro aconteceu no dia 13 de Julho, na Igreja de S. Francisco, em Pêra, e o segundo no dia 15 de Julho, na Igreja Matriz de Albufeira, que nesse dia celebrou 213 anos desde a consagração do edifício.

O Coro Vox Albuhera propõe uma viagem pela música coral desde o Renascimento até temas contemporâneos, num registo diversificado que engloba música de cariz mais erudito, sacro, até temas mais joviais, plenos de energia e movimento de sonoridades mais próximas dos nossos dias.

CV Maestro – José Alves Dias “Joaldi”

Em fase de conclusão do seu Mestrado em Direção Coral pela Universidade de Aveiro, Joaldi é um músico e violinista de coração. Em busca da partilha desta paixão, percorre novos caminhos na música, procurando materializar o som no espaço e no tempo. É também esta paixão que o leva até à música coral, a qual tem marcado o seu percurso. A sua formação em direção coral esteve sob a orientação dos Maestros Paulo Lourenço, Cara Tasher, Eugene Rogers, Stephen Coker, Vincent Oakes e António Vassalo Lourenço.

Atualmente, desempenha funções de Diretor Pedagógico do Conservatório de Albufeira, onde acumula as vertentes de Professor de Violino, Classe de Conjunto Suzuki e Orquestra do Conservatório de Albufeira, Coro Vox Albuhera e Grupo de Música Tradicional. É maestro convidado para o Concerto de Solidariedade a favor da ADRA (ONG) a realizar na Casa da Música em Dezembro de 2013.

O Conservatório de Albufeira

Categories: AGENDA, Albufeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.