Algarve

Algarve Central apresentou objetivos estratégicos do estudo de mobilidade interurbana

A 2.ª reunião da Comissão Externa de Acompanhamento e da Comissão Executiva do Estudo de Mobilidade Interurbana do Algarve Central decorreu no final da semana passada em Olhão. Durante o encontro com os autarcas a equipa da DHV, responsável pela elaboração do estudo, apresentou os objetivos, a visão estratégica e os principais cenários no âmbito das acessibilidades e transportes na região.

Os objetivos do Estudo de Mobilidade Interurbana (EMI) do Algarve Central foram apresentados a semana passada numa reunião que decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal de Olhão. O EMI abrange o território dos municípios de Albufeira, Faro, Olhão, São Brás de Alportel, Loulé e Tavira que constituem o chamado “Algarve Central”, uma área de aproximadamente 200 000 ha, onde se concentra cerca 64% da população do Algarve. Trata-se de um plano com um horizonte temporal definido entre 2014 e 2023 e que assenta em quatro grandes objetivos estratégicos: implementar uma forma de gestão que contribua para a articulação entre o planeamento do sistema de transportes e os usos do solo e para a sustentabilidade financeira do setor; criar um sistema de transportes intermunicipal focalizado na coesão socioeconómica e territorial, eficiência energética e ambiental e promoção de uma repartição modal mais favorável ao transporte público; desenvolver uma política de planeamento e de gestão das acessibilidades rodoviárias assente na resolução dos problemas de circulação e segurança nas deslocações e melhorar a eficiência do sistema ao nível da logística regional e urbana. O estudo aponta também para a necessidade de melhorar as acessibilidades rodoviárias entre os principais centros urbanos da região com a consequente redução dos índices de sinistralidade e racionalizar o sistema regional de distribuição de mercadorias.

O município de Albufeira esteve representado na reunião pela vereadora Ana Pífaro que salientou que “tal como os restantes municípios do Algarve Central, também Albufeira se revê neste estudo e nas necessidades que o mesmo contempla. A mobilidade urbana é essencial para o desenvolvimento da região e dos concelhos pois permite não só a circulação de pessoas mas também o desenvolvimento da economia. Para o concelho de Albufeira, que se encontra no centro da região, é fundamental que as medidas apontadas no estudo venham a ser colocadas em prática”.

Validada a estratégia, objetivos e linhas de orientação, a medida a seguir passa pela definição do plano de ação, consubstanciado nas propostas de intervenção e no plano de execução que irá abranger a totalidade dos investimentos programados. Prevê-se que o estudo fique concluído para apresentar aos municípios já no início do mês de setembro.

O Município de Albufeira

Categories: Algarve

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.