AGENDA

Exposições para ver

FAROL da PONTA da PIEDADE 

farol_ponta_da_piedade

03 a 31 de julho

Farol da Ponta da Piedade – Um Século de História

Exposição foto documental

“No dia 1 de julho de 1913 principiaria a funcionar o farol, que constava de uma torre de secção quadrada, em alvenaria, com cunhais de cantaria, tendo dos lados Leste e Oeste anexos de um piso, que constituíam as habitações dos faroleiros. A torre tinha 9 metros de altura e o aparelho iluminante era de 4ª ordem, de rotação, mostrando grupos de cinco clarões brancos de dez em dez segundos, calculando-se o seu alcance luminoso em aproximadamente 20 milhas, em estado médio de transparência atmosférica. (…)

Em 1956 foi adquirido novo aparelho de incandescência elétrica com passagem automática a gás acetileno. Atualmente funciona exclusivamente a eletricidade, estando automatizado. Com a característica luminosa de relâmpagos simples de cor branca e período de 7 segundos, tem um alcance de 20 milhas náuticas”.

Esta exposição foto documental, produzida pela autarquia, é exibida em conjunto com outros documentos e objetos expostos pela Direção de Faróis da Marinha Portuguesa. Foi inaugurada no âmbito da cerimónia de comemoração do centenário do Farol, no dia 1 de julho de 2013, ficando patente ao público durante esse mês. Pode ser visitada no período de abertura do Farol ao público, todas as quartas-feiras (dias 03, 10, 17, 24 e 31 de julho) das 14h30 às 17h00.

24 junho a 30 de agosto

“A Terra Prometida”

Exposição de Arte do Grupo de Artistas Mundial

ANTIGOS PAÇOS do CONCELHO

Praça Gil Eanes

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta | 9h00 às 17h00

a_terra_prometida

Artistas presentes:

Elly Maessen, Else van der Laan, Claus von Oertzen, Elsa Eliza Zorkow, Birgit Mende, Ben Helmink, Guest Koko, Jasmin Chouikha e Rolf Henkel.

“Terra Prometida” é uma exposição inspirada da natureza. “O conceito de estética e beleza é universal e queremos partilhar o nosso universo, mesmo tendo nacionalidades e origens diferentes”.

O grupo foi constituído no final de outubro de 2010 e durante estes 3 anos já organizou exposições no Algarve e em Lisboa.

02 de julho a 03 de agosto

Exposição coletiva “Artesanato Urbano”

Ana Campino, Zélia Moreira e Maria de Fátima Santos

POSTO MUNICIPAL de EXPOSIÇÕES

Largo Marquês de Pombal 

artesanato_urbano

“Nas nossas mãos que criam queremos resistir ao uniforme, evitar o repetido lembrar, em cada peça, ofício e arte que nos vêm de antanho e, mulheres que somos, é nos seus adereços,

e nos brinquedos de  filhos e netos, vivências, e sonhos, e desejos, é nisso que buscamos os um a um que fazemos e aqui vos deixamos que vos dêem o prazer que nos dão ou outro que seja só vosso”.

Categorias:AGENDA, Lagos

PlanetAlgarve