Silves

Armação de Pêra | APA – ARH Algarve, a Autoridade de Saúde do ACES do barlavento e autarquia reúnem para analisar aparecimento anormal de mosquitos

Armação de Pêra

Armação de Pêra

A APA – ARH Algarve, a Autoridade de Saúde do ACES do Barlavento e a Câmara Municipal de Silves reuniram hoje, dia 26 de julho, no sentido de avaliarem as medidas adicionais para minimização dos efeitos do aparecimento anormal de mosquitos em Armação de Pêra.

Foi, assim, decidido intensificar e alargar a zona de desinfestação, para tornar mais eficazes as medidas anteriormente adotadas e em curso. A aplicação destas medidas ficará a cargo da Autarquia.

A anormal densidade dos mosquitos não apresenta riscos para a saúde pública, dado que as espécies existentes não se encontram infetadas. Nunca foram detetadas em toda a região algarvia espécies exóticas como, por exemplo, o Aedes egypty e o Aedes albopictus, responsáveis pela transmissão dos vírus da febre do dengue ou da infeção pelo vírus Chukungunya.

Sobre uma eventual abertura da foz da ribeira de Alcantarilha ao mar, importa referir que estes sistemas, que se podem designar por lagoas costeiras, encontram-se separados do mar por uma barreira arenosa que é galgada esporadicamente e apenas quando existem condições favoráveis de ondulação marítima e amplitude de maré. As aberturas artificiais que ocorrem durante o inverno, normalmente em situações em que se verifica elevada pluviosidade e existe risco de inundação, poderão contribuir favoravelmente para a renovação do corpo de água lagunar e para a melhoria da qualidade da água. Não se prevê, porém, efeito similar durante os meses de verão, dado que não haveria garantia de renovação de água lagunar através da entrada de água salgada, dada a fraca ondulação marítima e de amplitude da maré. A diminuição do volume de água nas lagoas potenciaria a degradação da qualidade da água e teria implicações ao nível da ecologia do sistema que, para a situação presente, não se afigura, como uma mais-valia. Por essa razão, não haverá abertura da ribeira de Alcantarilha.

O Município de Silves

Categories: Silves

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.