AGENDA

Agosto cheio de momentos únicos e inesquecíveis

Mês típico de férias, sol, calor, praia, animação, atividades ao ar livre e lazer. É tudo isto que o mês de agosto oferece aos munícipes, visitantes e turistas que se desloquem a Lagos nesta altura do ano.

festival_azul

Desde festivais, feiras, concertos, comédia, bailaricos e banhos noturnos, muito haverá para escolher, visitar, conhecer e descobrir em Lagos, ao longo do mês de Agosto. O mês começa com o Festival de Artes Performativas verão azul, promovido pela associação casaBranca, que o organiza com o apoio da autarquia desde 2011, em Lagos. A quarta edição desta iniciativa, que integra projetos na área do Teatro, Dança, Performance, Cinema e Música/Concertos, a par de uma área da programação dedicada ao público infantojuvenil, vai decorrer entre 01 e 17 de agosto (dias 1, 2, 3, 4 + 8, 9, 10, 11 + 15, 16, 17)  em diversos espaços da cidade: Centro Cultural de Lagos, Teatro Experimental de Lagos (TEL), Laboratório de Actividades Criativas (LAC), Feira do Livro, Artes e Sabores (Parque de Estacionamento do Anel Verde) e Antiga Escola Gil Eanes. Todo o festival será transmitido em tempo real em www.festivalveraoazul.com.

Joel Xavier

Joel Xavier

No dia 03, está previsto para o Centro Cultural de Lagos, pelas 21h30, um espetáculo com Joel Xavier. Considerado um dos mais prestigiados guitarristas mundiais, Joel Xavier regressa a Lagos, com ‘ALEGRIA’, uma explosão de ritmos da Lusofonia, desde o samba maracatu e baião do Brasil, à coladeira e ao funana de Cabo Verde, passando pelo semba de Angola, numa linguagem única em que a guitarra é a principal protagonista.

Eduardo Madeira

Eduardo Madeira

Também neste equipamento municipal cultural vão decorrer outros dois espetáculos a 24, 30 e 31. No dia 24, sobe ao palco a Commedia Gourmet, um espetáculo com o humorista Chef Eduardo Madeira, autor de receitas de sucesso como “Os Contemporâneos”, “Estado de Graça” e “Anticrise”, que apresenta em Lagos um menu de Stand Up Comedy, música e redução de trufas, servido numa cama de fois gras e boa disposição. Um espetáculo para apreciadores de comédia gourmet. A não perder!

Revista à Portuguesa "F.M.I. e os 40 e tal Mamões"

Revista à Portuguesa “F.M.I. e os 40 e tal Mamões”

No final do mês, a “estrela” no CCL será a Revista à Portuguesa “F.M.I. e os 40 e tal Mamões“, em que «seguindo as diretrizes da TROIKA para cortar nas despesas, o Teatro Boa Esperança apresenta a mais espetacular, fenomenal, hilariante, a mais sexy e “melhor boa” Revista à Portuguesa».

Também durante o mês terão lugar vários concertos no Pátio do CCL, organizados pela Academia de Música de Lagos e integrados no II Ciclo de Música Antiga – Sons Antigos a Sul 2013.

Todas as Quartas Feiras, pelas 21h30, o Centro Cultural proporciona noites de Cinema, com o ciclo “A Vida numa Tela”.

FETAAL – Feira de Tradições e Artes do Algarve

FETAAL – Feira de Tradições e Artes do Algarve

No que diz respeito a Festas e Feiras, agosto também tem muito para oferecer. A XII FETAAL – Feira de Tradições e Artes do Algarve, decorre no Parque Urbano de Bensafrim, com entrada livre, entre os dias 9 e 11 deste mês. Para além da mostra de artesanato e doçaria local, é possível assistir a gincanas, demonstrações de equitação, de petanca ou futsal, e jogos tradicionais no picadeiro. A animação musical é também uma constante neste certame, que conta com várias tasquinhas e insufláveis para os mais pequenos.

Festival de Folclore de Odiáxere

Festival de Folclore de Odiáxere

Para o dia seguinte, dia 10, decorre, a partir das 21h30, o Festival de Folclore de Odiáxere, no Largo do Moinho, com organização a cargo do Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere.

feira_livro_artes_sabores

Entre os dias 14 de agosto e 01 de setembro, entre as 19h00 e as 24h00 tem lugar a Feira do Livro, das Artes e Sabores, a decorrer no Parque de Estacionamento do Anel Verde, também com entrada livre. Este certame, organizado pela FuturLagos, Empresa Local para o Desenvolvimento, tem como motivos principais de atração a exposição e venda de livros, produtos locais e regionais de artesanato, doçaria / gastronomia e outros elementos da economia local. A animação será igualmente uma constante na programação cultural da feira com a dinamização de espetáculos, concertos, sessões de cinema, entre outras atividades. Paralelamente, e junto à zona de exposição dos livros, haverá um espaço próprio para os mais pequenos – o cantinho da criança – para atividades lúdicas e formativas, com pinturas e outras atividades similares.

Na zona da entrada, junto às escavações arqueológicas da gafaria, será apresentada uma pequena exposição alusiva ao período de construção do parque, nomeadamente o conteúdo das escavações arqueológicas, as descobertas realizadas e a sua importância para o estudo do período histórico dos Descobrimentos.

A encerrar em beleza o mês, nada melhor do que a tradicional Festa do Banho 29, manifestação de caráter popular e verdadeiro ritual obrigatório em que todos são convidados a tomar o obrigatório banho noturno de mar à meia noite.

Para os mais pequenotes, decorrem, durante este mês as várias atividades de ocupação de tempos livres, quer no âmbito do projeto “Viver o verão”, quer no âmbito das atividades de animação e sensibilização, que decorrem nas praias do concelho integradas nas atividades da Campanha da Bandeira Azul “Lagos na Onda do verão”.

Também o Centro Ciência Viva de Lagos tem diversas iniciativas e experiências marcantes a decorrer durante os meses de verão, que vão desde passeios científicos, observações astronómicas, visitas a obras de engenharia, castelos e faróis, museus, centros ciência viva, associações e empresas.

Para os apreciadores da pintura e das artes plásticas estão patentes, durante todo o mês diversas exposições em vários equipamentos culturais, designadamente, no Centro Cultural (Exposição “Calçada” e “IMARGEM  LAGOS 2013”, no Posto Municipal de Exposições (Exposição “Bambu Português”, de Jean Claude e de Artesanato de João Mascarenhas) e nos Antigos Paços do Concelho (“A Terra Prometida”).

Para informações mais detalhadas sobre a programação para o mês de Agosto, consulte os eventos em www.cm-lagos.pt.

O Município de Lagos

Categories: AGENDA, Lagos

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.