Algarve

ALMANCIL | Jogo de futebol para apoiar agentes da GNR rende 4300 Euros

O Estádio Municipal de Almancil foi palco ontem, dia 28 de julho, pelas 18:30 horas, de um jogo de futebol para ajudar os agentes da GNR que estão a enfrentar graves dificuldades financeiras devido a sérios problemas de saúde.

Até ao final do jogo, foram angariados 4300 euros mas após o apito final do jogo foi angariado mais dinheiro.

A equipa Alan Shearer & Amigos ganhou por 2-0, com os dois golos a serem marcados na segunda parte.

Outras presenças no jogo de domingo: O jogador louletano Pedro Cary, da equipa de Futsal do Sporting CP; João Filhó, Caniggia e Dante, jogadores de futebol do Louletano Desportos Clube; Barrigana, ex-jogador de futebol (Sporting, Santa Clara e Farense); Miguel Serôdio, ex-jogador de futebol (Farense e Boavista); Diogo Piçarra, vencedor do programa “Ídolos”; Luís Carlos, ex-jogador do S.L. Benfica; O atleta Algarvio de saltos ornamentais do programa SPLASH, João Sotto Mayor; um concorrente do programa da TVI, Big Brother, entre outros.

A iniciativa partiu do agente da GNR Frederico (Freddie) Fragoso e teve o único propósito de ajudar duas mulheres agentes da GNR que sofrem de câncro, dois filhos de agentes da GNR com paralisia cerebral e um jovem agente da GNR que se tornou paraplégico após um acidente.

A iniciativa partiu da equipa da APG GNR Futsal Faro. A equipa convidou a antiga estrela de futebol, o inglês Alan Shearer, para reunir ex-colegas para apoiar esta causa. Algumas estrelas bem conhecidas do futebol internacional são esperadas para participarem no jogo.

De referir que a equipa da APG GNR Faro foi recentemente primeira finalista nos campeonatos nacionais de futebol da Polícia Judiciária futebol, onde foram batidos pela PSP de Vila Nova de Gaia. Portanto, deve ser um jogo de alta qualidade. Jogadores regulares incluem o Capitão Adriano, comandante da GNR Loulé e Frederico (Freddie) Sousa Fragoso da GNR Loulé.

O Almancil International Rotary Club e o Rotary Club de Silves ajudaram na organização deste jogo de futebol solidário GNR contra ‘Alan Shearer & Friends’.

No centro da corrente solidária estão Mariana (Faro) e Marcos (Portimão), de três anos. Ambos filhos de militares, sofrem de paralisia cerebral e os pais não conseguem pagar os tratamentos.

Também numa dramática batalha pela vida, está a mãe da pequena Mariana, militar de Faro, e uma colega do mesmo destacamento. Lutam as duas contra o cancro e tentam angariar verbas para os custos das terapias.

Já Filipe Cerqueira, de Amarante, precisa de uma viatura adaptada. O militar, de 27 anos, sofreu um acidente de bicicleta, em 2011, quando se preparava para concorrer ao curso de cabos. Ficou paraplégico mas conseguiu ser reintegrado no serviço. Agora falta-lhe a viatura para ser autónomo.

A entrada foi livre mas todos os espetadores foram convidados a contribuir à entrada do Estádio de Almancil. Qualquer pessoa pode fazer um donativo para a conta bancária com o NIB 001800033438322402045.

No evento foi ainda leiloada uma Camisola SC Braga Autografada, oferta do SC Braga.

A APG GNR Futsal Porto contribuiu com uma camisola do Paço de Ferreira autografada pelos jogadores, que também foi leiloada.

A iniciativa contou ainda com a atuação da Fanfara dos Bombeiros Municipais de Albufeira e das Majoretes de Loulé.

Mas a solidariedade não se ficou por aqui: o bar O Cubo, de João Sotto Mayor,  realizou uma festa após o evento no Quinta Shopping, onde 10% do fundo de caixa reverteu para a causa.

Segundo o promotor da iniciativa, Frederico “Fredy” Fragoso, da APG GNR Futsal Faro, “tive a sorte nestes últimos dias de conhecer pessoas maravilhosas como o António Barreira que só tínhamos contato pelo telemóvel. Finamente, conheci-o e foi o que esperava, um homem puro e sincero, e também as famílias Fanico e Afonso. Nos olhares de cada um deles vi um brilho indescritível, um amor, uma humildade, algo como vindo dos céus… Ter o Marcos nos meus braços por uns segundos, foi como ter um anjo. Senti pureza por uns breves momentos, infelizmente há muito pouca neste mundo… Enfim, passando à frente, nada de nuvens negras, como diz um amigo meu. Agradeço a todas as pessoas que comparecerem no evento, ajudas, patrocínios e, em especial, aos amigos e camaradas que ajudaram no próprio dia. Sem vocês, nada disto era possível. Como tenho o hábito de dizer, “Faz mais quem quer do que quem pode!”.

Para António Barreira, Coordenador da Região Sul da APG/GNR, “Num momento em que a maioria dos portugueses atravessam graves dificuldades, devido à crise que se instalou no País, e entre os quais se encontram muitos elementos da GNR, há um bem que não paga impostos e que não pode ser roubado: a solidariedade. Acredito que não existe outro caminho para ajudar quem precisa, que não seja a procura e o respeito da dignidade individual. Entendo que solidariedade é ver no próximo as lágrimas que nunca foram vertidas e as angústias que não se conseguem exteriorizar. A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana. É uma força poderosíssima, superior a todos os ódios humanos. Solidariedade não é mais do que o amor em movimento. Bem haja a todos aqueles que, nos momentos mais difíceis da vida, arranjam espaço para serem solidários e, dessa forma, ajudarem quem mais precisa”.

Texto: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Fotos: José Pedro Coelho

Categories: Algarve, Desporto

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.