AGENDA

TAÇA MANUEL AGRELLOS (Golfe)| Duelo de Ricardos na Ryder Cup à Portuguesa

As equipas nacionais de amadores e profissionais confrontam-se amanhã e sábado, em pares e singulares, lideradas pelo n.º 1 nacional, o algarvio Ricardo Santos, de Quarteira, e pelo estudante nos Estados Unidos, Ricardo Melo Gouveia

Selecções da PGA de Portugal e da FPG com Taça Manuel Agrellos ao centro na edição de 2012 - Foto LR

Selecções da PGA de Portugal e da FPG com Taça Manuel Agrellos ao centro na edição de 2012 – Foto LR

O profissional Ricardo Santos e o amador Ricardo Melo Gouveia lideram as selecções nacionais de profissionais e amadores que discutem entre si a segunda edição da Taça Manuel Agrellos, organizada pela PGA de Portugal, com a colaboração da Federação Portuguesa de Golfe (FPG), no Hotel & Golf Resort, em Palmela, amanhã (sexta-feira) e sábado.

No ano passado, no mesmo campo, a equipa da FPG derrotou a da PGA de Portugal por 11-9 e os profissionais esperam inverter essa tendência.

Ricardo Santos é o indiscutível nº1 nacional. É o único português com assento no European Tour – a primeira divisão do golfe profissional europeu – e este ano chegou a andar pelo top-10 da Corrida para o Dubai, a classificação oficial deste circuito. No ano passado conquistou o Open da Madeira, sendo apenas o terceiro português a deter um título do European Tour no seu palmarés.

Ricardo Melo Gouveia, por seu lado, foi campeão nacional amador em 2009 e está pela segunda época consecutiva a representar os Knigts da UCF (Universidade Central da Florida), nos Estados Unidos, onde estuda e compete, tal como José Maria Jóia, outro dos seus companheiros de selecção. Ricardo Melo Gouveia foi eleito em 2012 Newcomer Of The Year e há dois anos seguidos que disputa (com José Maria Jóia) o NCAA Championship, a final do campeonato universitário norte-americano.

A Taça Manuel Agrellos é disputada em match play, com os duelos de pares a serem jogados na sexta-feira e os confrontos de singulares no sábado. Amanhã, a jornada será dividida em foursomes de manhã (pares, pancadas alternadas) e fourball à tarde (pares com 4 bolas em jogo, aproveitando cada equipa a melhor bola). É, por isso, que esta competição é uma das mais mediáticas do golfe nacional.

Não só por atrair a elite lusa de profissionais e amadores, mas também pelo seu formato decalcado da Ryder Cup, para além de funcionar como uma homenagem ao presidente da FPG, Manuel Agrellos, igualmente ex-presidente da PGA da Europa e da EGA (Associação Europeia de Golfe).

A selecção de profissionais será, tal como no ano passado, capitaneada por José Correia, presidente da PGA de Portugal, que convocou os seguintes jogadores: Ricardo Santos, Hugo Santos, António Rosado, António Sobrinho, Nelson Cavalheiro, João Pedro Carvalhosa, Almerindo Sequeira, José Dias, Filipe Corte Real e Sérgio Ribeiro.

A equipa nacional de amadores será dirigida por Luís Barroso, treinador do Centro Nacional de Formação de Golfe do Jamor, que substituiu o seleccionador nacional da FPG, Nuno Campino, ausente no estrangeiro. Os convocados da FPG são: Ricardo Melo Gouveia, José Maria Jóia, Gonçalo Pinto, João Carlota, Tomás Silva, Miguel Gaspar, João Ramos, Paulo Nunes, António Girão, Tomás Bessa, José Nicolau Melo e Eduardo Baptista.

Os singulares de sábado só serão designados pelos capitães amanhã ao fim da tarde mas já são conhecidos os confrontos de pares de amanhã, numa jornada que se inicia às 08H30:

Foursomes: Sérgio Ribeiro/António Sobrinho (PGA)-Tomás Silva/João Ramos (FPG); Nelson Cavalheiro/João Carvalhosa (PGA)-Paulo Nunes/António Girão (FPG); José Dias/António Rosado (PGA)-João Carlota/Tomás Bessa (FPG); Hugo Santos/Filipe Real (PGA)-Ricardo Gouveia/José Jóia (FPG), Ricardo Santos/Almerindo Sequeira (PGA)-Gonçalo Pinto/Miguel Gaspar (FPG).

Fourball: Ricardo Santos/Filipe Corte Real-José Jóia/António Girão; António Rosado/Sérgio Ribeiro-João Carlota/José Melo; José Dias/João Carvalhosa-Tomás Silva/Paulo Nunes; Nelson Cavalheiro/António Sobrinho-Ricardo Gouveia/Tomás Bessa; Hugo Santos/Almerindo Sequeira-Gonçalo Pinto/Eduardo Baptista.

O dia de hoje (quinta-feira) foi dedicado ao Pro-Am / Am-Am, havendo um jantar de entrega de prémios, durante o qual se fará a apresentação oficial das equipas.

Gabinete de Imprensa da PGA Portugal

Categories: AGENDA, Desporto

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.