AGENDA

Manuel Sérgio apresenta Conferência “Desporto e Motricidade Humana”

 

Manuel Sérgio

Manuel Sérgio

A 13 de agosto, pelas 21h30, a Sala da Assembleia Municipal de Loulé recebe a Conferência “Desporto e Motricidade Humana”, proferida pelo Professor Manuel Sérgio.

Manuel Sérgio Vieira e Cunha nasceu em Lisboa, a 20 de abril de 1933. É um filósofo, professor, educador, ativista e político português. É licenciado em Filosofia pela Universidade Clássica  de Lisboa e Doutor e Professor agregado em Motricidade Humana, pela Universidade Técnica de Lisboa. A sua tese de doutoramento, intitulada “Para uma Epistemologia da Motricidade Humana”, defende a existência da ciência da motricidade humana, de que a educação física é a pré-ciência.

É professor catedrático convidado aposentado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade

Técnica de Lisboa.

Em 21 de junho de 2007 foi galardoado pelo Governo Português com a Honra ao Mérito Desportivo. Em 1990, recebeu a Medalha de Mérito Desportivo, concedida pelo Presidente da República do Brasil, José Sarney. No dia 14 de setembro de 2007, a Assembleia Legislativa de São Paulo, por proposta do deputado Simão Pedro, homenageou Manuel Sérgio pela criação da Ciência da Motricidade Humana.

É sócio fundador da Sociedade Internacional de Motricidade Humana e da Sociedade Portuguesa de Motricidade Humana.

Manuel Sérgio foi primeiro a dizer (em Portugal e não só) que a Educação Física é um cartesianismo; que a Motricidade Humana é uma ciência humana – tendo provocado uma verdadeira revolução na teoria e na prática do desporto. No livro “Motrisofia – Homenagem a Manuel Sérgio”, José Mourinho refere a importância das ideias de Manuel Sérgio, na sua carreira de treinador: “Foi o Manuel Sérgio que me ensinou que para ser aquilo que eu queria ser (treinador de futebol) teria de ser um especialista na área das Ciências Humanas”.

Esta conferência tem entrada livre.

O Município de Loulé

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.