Faro

Vitorino Inácio e José de Paula Brito JUNTOS POR CONCEIÇÃO E ESTOI

Retiro dos Cavaleiros lotado para a apresentação dos candidatos à União de Freguesias

Intervenção de Rogério Bacalhau

Intervenção de Rogério Bacalhau

 Perante mais de uma centena de apoiantes, a Coligação JUNTOS POR FARO apresentou na quarta-feira à noite a lista candidata à União das Freguesias de Conceição e Estoi. Liderada por Vitorino Inácio e por José de Paula Brito, a lista apresenta elementos residentes na Conceição e em Estoi. Unidos nas diferenças que os caracterizam, os dois candidatos comprometeram-se a defender os melhores interesses da população.

Na sua intervenção, Rogério Bacalhau mostrou-se contrário à agregação destas duas freguesias, “que procura englobar numa unidade administrativa o que é histórica, geográfica, tradicional e culturalmente diverso” e garantiu a subsistência e investimento no reforço das condições dos dois polos administrativos de Conceição e Estoi. De resto, os serviços já existentes serão mantidos nas duas povoações numa lógica de proximidade para com os seus fregueses e a sede da Junta será alternadamente fixada em cada uma das sedes atuais. Deste modo, explicou, “servimos igualmente bem as populações de Estoi e Conceição” minimizando os efeitos de uma decisão que não se percebe e que ninguém desejava.

No seu discurso, o candidato da Coligação JUNTOS POR FARO apelou ao apoio de todos: “não por mim, não pelo Paula Brito nem pelo Vitorino Inácio. Mas sim por vocês”. Rogério Bacalhau recordou a ligação de águas e esgotos a todas as famílias destas freguesias, o que só veio a acontecer neste mandato, e prometeu tudo fazer para defender a identidade e a genuinidade destas comunidades, colocando-as “a salvo de outros interesses que não os interesses da população”. Unidos, os três candidatos defendem um modelo de crescimento sustentado da Freguesia da Conceição e Estoi. Bacalhau advertiu mesmo para a necessidade de estarmos “atentos e vigilantes contra os que pretendem utilizar as vossas terras como forma de servir terceiros”. “Não nos candidatamos para servir outros interesses que não os vossos”, sentenciou.

Pelo meio, o candidato recordou a situação indigna que encontrou quando chegou à Câmara em 2009. “Mal tínhamos para pagar salários; não pagávamos a fornecedores; tínhamos uma dívida astronómica e índices de funcionalidade muito fracos”, explicou. “Hoje, estamos a léguas desse cenário: fizemos baixar a dívida em 12 milhões de 2010 para 2013; operacionalizámos a máquina burocrática; fechámos as ligações de esgotos e água a todo o concelho e ainda vamos injectar 21 milhões através do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) pondo fim ao pesadelo de muitos comerciantes e empresários que forneceram a Câmara sem que esta, durante mais de dez anos, tivesse pago muito do que consumiu”. “Hoje, a Câmara é pessoa de bem! Não podemos voltar para trás”, afirmou.

Para o final, Bacalhau recordou a declaração de apoio incondicional prestada pelo Eng.º Macário Correia à sua candidatura, “o que foi bom para calar as vozes que teorizavam sobre uma hipotética crise de desunião no seio da nossa coligação”. “Todos conhecem as circunstâncias pessoais do Eng.º Macário. Ele sabe que conta comigo. Pelo meu lado, sei que, desde que o meu nome foi o escolhido para me candidatar à autarquia, que conto com o seu apoio. Em 2009 entrámos juntos por Faro. Em 2013 continuaremos JUNTOS POR FARO”.

Presente esteve ainda o Deputado Cristóvão Norte que não deixou de prestar um entusiástico apoio aos candidatos Rogério Bacalhau, Vitorino Inácio e José de Paula Brita e apelou à participação de todos para que difundam a mensagem: “depois destes quatro anos em que resgatámos a Câmara das trevas em que se encontrava, não podemos voltar para trás”.

A Direção de Candidatura

Categorias:Faro

2 replies »

PlanetAlgarve