Ocorrências

OPERAÇÃO BACO | 8 pessoas detidas em Vilamoura

Operação Baco em Vilamoura

Operação Baco em Vilamoura

A Guarda Nacional Republicana intensificou esta madrugada, entre as 00:00 e as 07:00 horas, a fiscalização da condução sob influência de álcool e de substâncias psicotrópicas e o combate à criminalidade nas estradas de vários pontos do país.

Foram empenhados 1040 militares da Unidade Nacional de Trânsito, dos comandos territoriais e da Unidade de Intervenção, direcionando as ações de fiscalização para as vias onde as infrações por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação e existam dados ou indícios da prática de ilícitos de natureza criminal, nomeadamente estradas nacionais, regionais, municipais e vias situadas no interior das localidades.

Durante o período da operação, foram fiscalizados 6773 condutores, tendo sido detetados 443 a circular com uma taxa de álcool no sangue (TAS) superior a 0,50 gramas/litro, dos quais 129 foram detidos por circular com uma TAS superior a 1,20 gramas/litro, das quais 8 em Vilamoura.

Foram ainda detidos quatro condutores por condução sem habilitação legal (falta de carta de condução) e três por outros motivos, num total de 136 detidos.

No decorrer da Operação “Baco”, foram ainda levantados 778 contraordenações por infrações ao Código da Estrada e demais legislação complementar, das quais 48 são relativas à falta de uso de cinto de segurança ou sistema de retenção para crianças; 41 por falta de inspeção obrigatória; 21 por falta de iluminação e sinalização; 18 por falta de seguro; oito por condução com telemóvel.

A operação visou, para além do controlo da condução sob efeito do álcool e de substâncias psicotrópicas, a deteção de ilícitos de natureza criminal. A condução sob o efeito do álcool é uma das principais causas dos acidentes de viação em Portugal, tendo no ano de 2012 sido detetados 32790 condutores em infração. Por essa razão, a GNR continua a apostar nas ações de fiscalização de carácter preventivo, por forma a combater a sinistralidade e proporcionar uma maior segurança nas estradas portuguesas.

Categorias:Ocorrências

PlanetAlgarve