Depois da forte procura registada na primeira fase da 2.ª edição do Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública (PEPAC), onde foram disponibilizados 1905 lugares, o Estado irá realizar uma 2.ª fase para a atribuição das vagas que não foram ocupadas. Em Novembro a função pública receberá mais 601 estagiários em diferentes organismos, como os ministérios da Administração Interna, da Agricultura e do Ambiente, da Defesa, da Economia, da Educação, entre outros. As áreas de trabalho são diversas, passando pelo marketing, medicina, direito ou até mesmo a metalurgia.
O Governo decidiu alargar as regras de mobilidade, permitindo assim “às entidades promotoras e aos estagiários, em função das afinidades de interesses, necessidades de adaptação funcional ou gestionário e das disponibilidades manifestadas”, possam decidir sem qualquer restrição uma eventual mudança do local onde o estágio decorrerá.
As candidaturas iniciam-se a 2 de Setembro e prolongam-se até dia 13 daquele mês. Posteriormente serão publicadas as admissões provisórias, no dia 17, e uma lista com as classificações por entidade com ordenação decrescente será divulgada no prazo de três dias. Os candidatos serão seleccionados em definitivo até 28 de Outubro, iniciando o período de estágio a 1 de Novembro.
Os estágios terão uma duração de 12 meses, e até ao final do 3.º mês poderá haver “mobilidade dos estagiários entre entidades promotoras diferentes, mediante um acordo das partes”.