Desporto

Pedro Salvador e Tiago Melo foram os grandes vencedores da 8.ª edição do Campeonato Nacional de Futevólei 2013

A Praia Grande em Ferragudo, concelho de Lagoa, viveu um fim de semana pleno de emoções com a grande festa do Futevólei na Final do Campeonato Nacional 2013.

Foram 12 as equipas a marcarem presença, os 24 melhores atletas nacionais, todos com a mesma ambição chegar o mais longe possível, ao tão desejado título nacional.

O primeiro dia de prova, Sábado, 10 de Agosto, a competição teve o seu arranque ao início da tarde, cerca das 15h00, com a Fase de Grupos, com as equipas distribuídas em 4 grupos distintos, num total de 12 jogos para apurar os primeiros 8 finalistas para a fase seguinte, a Fase Eliminatória.

Relativamente às duplas que garantiram o passaporte para a Fase Eliminatória e consequentemente para os Quartos de final, sem grandes surpresas os principais favoritos e melhor pontuados no ranking nacional fizeram prevalecer o seu estatuto. Pedro Salvador / Tiago Melo, Nelson Pereira / Miguel Pinheiro, Carlos Batista / Christophe Ebongue (Bonga), Bruno Xavier / Alexandre Oliveira (Xande), Ruben Santos / André Gomes, Filipe Santos / Tiago Sá, Luciano Espíndola (Tuy) / Pedro Sales e Miguel Pita / Carlos Baptista (Calita) com alguma naturalidade e sem grandes sobressaltos chegaram à 2.ª fase da prova onde estavam em jogo os 4 derradeiros lugares para as Meias Finais.

Com os Quartos de final a terem o seu início já depois das 18h00, 4 jogos bastante interessantes e decisivos nesta fase da prova em que todos os pormenores são extremamente importantes, mas os primeiros classificados da Fase de Grupos, nada mais nada menos que os cabeças de série de cada grupo, não estavam para facilitar e em apenas 2 sets deitaram por terra as aspirações dos seus adversários.

Face aos resultados obtidos Pedro Salvador / Tiago Melo, Nelson Pereira / Miguel Pinheiro, Carlos Batista / Christophe Ebongue (Bonga) e Bruno Xavier / Alexandre Oliveira (Xande) garantiram desde logo um lugar na discussão final do título nacional de 2013 e ao apetecível prize money em jogo no valor total de 1.200,00 € em prémios monetários.

Para o segundo e decisivo dia de prova, Domingo, 11 de Agosto, ficaram reservadas para o início da tarde as Meias Finais, com 4 magníficas equipas à procura de um lugar na final.

Enquanto no primeiro jogo da tarde, cerca das 15h30, a dupla poveira constituída por Salvador/Tiago Melo, os vicecampeões de 2012, superiorizou-se aos albufeirenses Bruno Xavier/Alexandre Oliveira (Xande), com os parciais 18×12 e 18×7, no segundo jogo foi a vez de Carlos Batista/Christophe Ebongue baterem os campeões nacionais em título, Nelson Pereira/Miguel Pinheiro num jogo intenso e emocionante apenas resolvido na ‘negra’ com os parciais de 16×18, 18×7 e 14×16.

Já com a grande final em plano de fundo, havia que encontrar quem iria subir ao último lugar do pódio, num jogo bem disputado a dupla Nelson Pereira/Miguel Pinheiro foi mais eficaz e venceu os seus conhecidos Bruno Xavier/Alexandre Oliveira (Xande), com o marcador a fechar em 21×15.

Chegado o grande momento, aquele tão sonhado e ambicionado por todos mas apenas ao alcance dos melhores, ficavam no ar várias questões, nomeadamente sobre a capacidade de Pedro Salvador/Tiago Melo recuperarem o título nacional perdido em 2012, ou a oportunidade de Carlos Batista juntar no seu palmarés mais um título depois dos feitos de 2006 e 2007, ainda a grande possibilidade de Christophe Ebongue (Bonga) chegar finalmente ao título que vinha perseguindo há muito.

Num jogo verdadeiramente emocionante, com lances e jogadas espectaculares de parte a parte que levaram ao rubro todos os presentes, que iam seguindo ponto a ponto e vivendo in loco todas as emoções da arte dos pés à cabeça, foram necessários apenas 2 sets para encontrar os grandes vencedores da edição de 2013 da principal prova nacional da modalidade, vencendo por 18×13 e 18×15, Pedro Salvador e Tiago Melo tornaram-se desde logo campeões nacionais, fruto do excelente desempenho que durante os 2 dias do evento foram evidenciando perante a concorrência.

De assinalar ainda, que o dia de todas as decisões da temporada de 2013 teve a cobertura televisiva em direto através do canal A Bola TV, sem dúvida um acontecimento assinalável para o historial do Futevólei Nacional.

A Federação Nacional de Futevólei congratulou‐se mais uma vez pelo maravilhoso espectáculo proporcionado não só nesta etapa final como também nas 3 restantes que integraram este ano o circuito nacional levando a festa do Futevólei de norte a sul do país, confirmando-se todo o mediatismo e afirmação da modalidade que conta cada vez mais com novos atletas, bons valores a despontar, e muitos simpatizantes.

Sob a organização da Federação Nacional de Futevólei o evento teve como principais entidades apoiantes, o Município de Lagoa, Junta de Freguesia de Ferragudo, Gelados Kalise, Benecar, Tsunami, Smart | StarSul e jornal A Bola.

Federação Nacional de Futevólei

Categories: Desporto, Lagoa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *