Portimão

O modelo das “Férias Desportivas” é para aplicar ao longo de todo o ano

cacorino

Ontem, dia 12 de Agosto, Dia Internacional da Juventude, a Coligação “Servir Portimão” emitiu um comunicado de imprensa através do qual declarou que «o modelo das ”Férias Desportivas” é para aplicar ao longo de todo o ano».

O modelo utilizado nas Férias Desportivas «é o modelo que pode e deve ser replicado em várias vertentes da nossa comunidade pois permite-nos de combater a falta de coordenação e de diálogo entre as associações e coletividades. Não podemos continuar a realizar apenas dois eventos anuais, geralmente, na semana que antecede o Dia da Cidade ou o 25 de Abril, e depois ignoramos completamente as forças vivas do nosso concelho como se elas não fossem um pilar fundamental da nossa comunidade e no nosso dia-a-dia. Com a vitória eleitoral da Coligação “Servir Portimão” este modelo será aplicado regulamente ao longo de todo o ano quer seja em pequenos eventos temáticos frequentes ou em grandes eventos anuais. O diálogo interassociativo, a coordenação e a planificação a curto, médio e longo prazo vai começar a ser uma parte fundamental de uma nova forma de pensar e de agir em sociedade», reitera José Pedro Caçorino, cabeça de lista da Coligação “Servir Portimão”.

O facto do modelo das Férias Desportivas ter atraído equipas de jovens americanos que aqui vêm aprender esta forma de trabalhar em férias é para a equipa do “Servir Portimão” «a maior prova de que não é preciso ter “Novos Rumos” para que as mesmas pessoas que nos colocaram nesta situação económica e financeira, tenham comportamentos diferentes no futuro, pelo contrário é apenas necessário “Servir Portimão” com Responsabilidade, Entrega e Espirito de Missão no seu Verdadeiro Sentido».

Mas as críticas da Coligação “Servir Portimão” ao executivo socialista vão mais longe, dizem ainda que «ao nível cultural nunca houve em Portimão uma Planificação Estratégica a curto, médio e longo prazo e muito menos Políticas de Juventude que articulem as competências da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. Só com esta articulação interministerial será possível: certificar as competências adquiridas através da “Aprendizagem Não Formal” e “Aprendizagem ao Longo da Vida”; promover de forma sustentável os estilos de vida saudáveis; promover a Educação para a Saúde; combater a toxicodependência de drogas, álcool e fármacos, nas escolas, nos bairros e no centro da cidade, mas para que isto aconteça são necessárias atividades intergeracionais, interassociativas, inter-raciais, bem como na inclusão de mais jovens nos corpos sociais das associações para que lhes seja possível constar no RENAJ (Registo Nacional de Associações Juvenis) e dessa forma terem acesso às linhas de financiamento da União Europeia e o executivo socialista tem-se demitido destas suas funções».

A Coligação “Servir Portimão” considera que «é importante formar jovens para uma Cidadania Ativa, Criativa, Consciente e Responsável, mas este é um projeto a pelo menos 20 anos. Se há pelo menos 1800 crianças e jovens e meia centena de monitores e coordenadores com capacidade para fazer mais e melhor no futuro, há ainda muitas crianças e jovens portimonenses que não participam nestas atividades e uma comunidade é tão mais saudável do ponto de vista social, mental, emocional e físico quanto maior é a sua capacidade de crescer de forma coesa e harmónica em toda a sua diversidade. Esta é a nossa mensagem para assinalar o Dia Internacional da Juventude e este é também o nosso compromisso. Resta-nos saudar o diretor desportivo, Pedro Batalau, e a sua equipa pelo empenho e capacidade de coordenação das “Ferias Desportivas” desejando a todos votos de continuação de bom trabalho», reiteram os partidos e os independentes coligados sob a liderança de José Pedro Caçorino.

A direção de campanha

Categorias:Portimão

PlanetAlgarve