Albufeira

EXCLUSIVO | Helder Sousa e a declaração de nulidade da sua candidatura: “Se não for em 1.º, vou em 2.º. Não se livram de mim assim tão facilmente”

Helder Sousa na Procissão das Velas de ontem à noite, depois de ter falado ao PlanetAlgarve

Helder Sousa na Procissão das Velas de ontem à noite, depois de ter falado ao PlanetAlgarve

O PlanetAlgarve avançou AQUI ontem a decisão do Tribunal de Albufeira em considerar inelegível Helder Sousa como candidato à presidência da União de Freguesias Albufeira/Olhos de Água por limite de mandatos.

Numa primeira reação, Helder Sousa fez declarações exclusivas ao PlanetAlgarve.

Jorge Matos Dias: Qual é a sua reação relativamente à decisão do tribunal declarando-o inelegível?

Helder Sousa: Não foi nada que me surpreendesse. Desde o primeiro dia que a candidatura estava à espera dessa situação, pela pessoa que é, pela pessoa que a contestou, por aquilo que estamos a viver neste momento neste país, não tenham qualquer dúvida que estou preparado para essa situação. Portanto, quanto a mim, não me surpreendeu rigorosamente nada. É algo para que eu estava devidamente preparado desde o primeiro dia, desde que entendi encabeçar esta candidatura.

Jorge Matos Dias: Vai recorrer da decisão?

Helder Sousa: Com certeza. Já está a ser recorrido. Praticamente já temos o processo concluído. Desde a primeira hora que também estávamos preparados internamente em relação a essa situação. Também não foi uma surpresa em termos partidários, como deve imaginar, e, como é evidente, o recurso vai entrar imediatamente e agora esperamos que o Tribunal Constitucional diga de sua justiça.

Jorge Matos Dias: Os recursos irem para o Tribunal Constitucional, trata-se de uma única entidade que vai decidir sobre todas as candidaturas, com o mesmo critério. Deixa de ser uma decisão consoante o juís que avalia o processo, o que tem causado decisões variáveis. O que pensa disso?

Helder Sousa: É exatamente isso. É para vermos o país que nós temos. Cada um tem a sua sentença. É a justiça que nós temos neste país e a justiça que nós temos é isto. Tem esta imagem degradante que nós vamos dando do país numa situação destas. Isto é uma questão polítca, não é uma questão de justiça. Nem os tribunais têm competência para estarem nesta situação. E se calhar nem o Tribunal Constitucional que se vai pronunciar muito sobre esta situação. Terá que assumir, como é evidente, mas temos que ter a consciência que, neste momento, a situação é política. Não houve, da parte dos políticos ao mais alto nível, competência e coragem para resolver esta situação. No entanto, a minha candidatura foi consciente de que isto poderia vir a acontecer, pelo que nós também temos um Plano B, como é evidente.

Jorge Matos Dias: Independentemente da decisão do Tribunal Constitucional, a candidatura é para levar até ao fim?

Helder Sousa: Evidentemente. Eu não vou desistir. Vou até ao fim. Vou continuar. Se não for o primeiro, pois serei o segundo. Você queria uma informação em primeira mão, pois aqui a tem. Não se vão ver livres de mim com tanta facilidade.

Jorge Matos Dias: Qual pensa que será a decisão do Tribunal Constitucional?

Helder Sousa: Não faço ideia. Não tenho consciência disso. Não obstante, nunca estive tão sereno. Houve uma altura em que tinha algum receio da minha reação. Pois foi uma reação naturalíssima. Foi um dia natural. Andei a tratar dos assuntos daquilo que vai acontecer esta noite aqui, sem qualquer reserva (Helder Sousa falou connosco no início dos festejos em honra de Nossa Senhora da Orada, na Ermida da Orada).

Jorge Matos Dias – PlanetAlgarve

Categorias:Albufeira

PlanetAlgarve