Desporto

Campeonato Nacional PGA no Vila Sol | Quarteirenses Ricardo Santos e Tó Rosado seguem na 3.ª posição

O jovem de Azeitão, a jogar o primeiro torneio do PGA Portugal Tour desde que passou a profissional, comanda com 1 pancada de vantagem sobre o açoriano Artur Freitas. Ricardo Santos, Tó Rosado e Tiago Cruz espreitam.

O líder Pedro Figueiredo - foto de Ricardo Lopes - LR

O líder Pedro Figueiredo – foto de Ricardo Lopes – LR

Pedro Figueiredo lidera o Campeonato Nacional PGA, o torneio de 8.300 euros em prémios monetários que a PGA de Portugal organiza até Domingo, no Pestana Golf Resort de Vila Sol, no Algarve.

O jovem de 22 anos de Azeitão completou ontem (sexta-feira) a primeira volta em 69 pancadas, 3 abaixo do Par, mas tem logo atrás de si, a apenas 1 pancada, Artur Freitas, Açoriano de 26 anos.

A 3ª posição é partilhada por dois antigos campeões nacionais de profissionais que vão a Par do campo, Ricardo Santos (vencedor em 2011) e António Rosado (2009), bem como Tiago Cruz, igualmente com um cartão de 72.

«Já conhecia o campo de Vila Sol mas não jogava aqui há uns 6 ou 7 anos, quando vim para um torneio do EuroPro Tour (uma das terceiras divisões do golfe profissional europeu). Na altura tinha 16 anos (era ainda amador)», recordou Pedro Figueiredo, que só se tornou profissional em Julho, sendo este o seu primeiro torneio do PGA Portugal Tour com esse estatuto.

«É um campo exigente, de ‘fairways’ estreitos e árvores e por isso é importante meter a bola no ‘fairway’. Foi isso que fiz hoje, consegui muitos ‘fairways’, só falhei um ‘green’ e mesmo esse foi por pouco, por um palmo. O resultado poderia até ter sido melhor se tivesse estado um pouco melhor nos ‘greens’. Sobretudo nos segundos 9 buracos, feitos a Par do campo sem ter falhado qualquer ‘green’. Tive várias hipóteses de birdie em ‘putts’ de 3 ou 4 metros, mas estou contente com esta primeira volta», acrescentou aquele que é considerado um dos melhores amadores portugueses de sempre, agora numa nova carreira.

Pedro Figueiredo (-3), da Quinta do Peru, e Artur Freitas (-2), do Golf da Terceira, foram os únicos a bater o Par do campo. O açoriano foi 2º classificado no Open da Ilha Terceira em 2012, pelo que este resultado de hoje não pode ser considerado uma completa surpresa.

Ricardo Santos, a estrela portuguesa do European Tour (a primeira divisão do golfe europeu); Tiago Cruz, um dos melhores do ProGolf Tour (uma das terceiras divisões europeias); e António Rosado, o actual nº1 da Ordem de Mérito da PGA de Portugal, estão bem dentro da luta pelo título, a apenas 3 pancadas do líder.

Em contrapartida, Hugo Santos, que defende o título conquistado no ano passado na Quinta do Peru, aparece apenas no 12º lugar com 78 (+6).

Há outros dois antigos campeões nacionais presentes: António Sobrinho (recordista de 11 títulos) partilha o 9º lugar com o campeão nacional de seniores, José Dias, com 76 (+4), enquanto Henrique Paulino (vencedor em 2003) é 23º empatado com 84 (+12).

O top-ten integra ainda Sérgio Ribeiro em 6º (+2), enquanto André Medeiros e Almerindo Sequeira partilham o 7º posto (+3).

O Campeonato Nacional PGA de 2013 é um dos mais fortes de sempre e dos profissionais portugueses que competem em circuitos internacionais faltam apenas dois: Filipe Lima, do Challenge Tour (segunda divisão europeia) e Nuno Henriques, do ProGolf Tour. Com Nuno Henriques de fora, o melhor madeirense é João Pedro Sousa em 14º (+7).

Filipe Lima explicou que está concentrado na mais que provável subida ao European Tour em 2014, sendo o actual nº2 do Ranking do Challenge Tour: «Este ano só planeio jogar em Portugal no Portugal Masters».

Quanto a Nuno Henriques, também falou da sua ausência: «Infelizmente não jogo porque tinha de fazer uma viagem complicada (da Alemanha), ia chegar muito cansado e sem volta de treino no Vila Sol, que é um campo que não conheço. Também já não vinha a casa desde o Open da Madeira porque tenho andado sempre em torneios com poucos dias de intervalo. Portanto aproveitei este intervalo de 13 dias no ProGolf Tour para vir a casa».

O Campeonato Nacional PGA recomeça amanhã às 08H00, num dia em que se inicia também o Campeonato Nacional de Seniores.

O Gabinete de Imprensa da PGA de Portugal

Categories: Desporto, Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *