O Município de Albufeira assinou diversos protocolos de colaboração com associações sedeadas no concelho, com o objetivo de ceder a utilização de instalações para o desenvolvimento das suas atividades e projetos.
No passado dia 16 de agosto, a autarquia de Albufeira firmou diversos protocolos de colaboração com associações de caráter cultural, social e religioso que operam no concelho. Os sete protocolos assinados visam a cedência de utilização, a título gratuito, por parte do Município de várias frações destinadas ao desenvolvimento das atividades associativas. Os imóveis, localizados na Quinta da Bella Vista e na Quinta da Palmeira, são compostos por quatro lojas divididas em gabinetes. As parcerias foram estabelecidas com a APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve, que aceitou a cedência gratuita de dois gabinetes localizados na Quinta da Bella Vista, onde a instituição sem fins lucrativos irá dar continuidade ao projeto “Pescadores de Sonhos E5G” do Programa Escolhas 5.ª Geração”. Este é um programa governamental de âmbito nacional que mantém protocolos com projetos locais de inclusão social em comunidades vulneráveis compostas por descendentes de imigrantes e minorias étnicas.
O Rancho Folclórico Infantil de Albufeira também assinou um protocolo que lhe possibilita a utilização de um gabinete pertencente à mesma fração municipal situada na Quinta da Bella Vista, para que aí possa realizar reuniões de trabalho e outras atividades. Refira-se que esta associação cultural tem como principal objetivo a representação dos usos e costumes do concelho de Albufeira em Portugal e no estrangeiro, tendo participado em inúmeros festivais nacionais e internacionais de folclore.
A APEOralidade – Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade também passou a poder usufruir da utilização de um gabinete no mesmo espaço físico, para que possa dar continuidade à investigação e publicação bibliográfica e fonográfica da Literatura Oral Popular Tradicional. Esta associação promove a sensibilização e a divulgação do património oral com intervenção lúdica, pedagógica e cultural junto das instituições e da comunidade, integrando o grupo de cantares populares tradicionais “Moças Nagragadas”.
Outra associação que beneficiou de mais um gabinete localizado na Quinta da Bella Vista para aí desenvolver os seus projetos foi a c:T:c – Companhia de Teatro Contemporâneo. Criada em 2008, a c:T:c reúne atores, bailarinos, músicos, dramaturgos e outros artistas de diversas áreas, mesclando linguagens artísticas e técnicas dramáticas. É igualmente um Núcleo de Pesquisa Literária e Criação Teatral, pelo que a Literatura é outra das áreas em destaque.
Também a ACRAL – Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve firmou um protocolo de colaboração com o Município, passando assim a poder utilizar um espaço de escritório, que servirá para continuar a defender os legítimos direitos dos seus associados de Albufeira, quer junto das entidades nacionais e estrangeiras, quer das associações sindicais.
A Câmara Municipal cedeu, ainda, a utilização gratuita de duas lojas localizadas na Quinta da Palmeira ao CASA – Centro de Apoio aos Sem Abrigo e à Associação Evangélica “Assembleia de Deus”, ambas instituições sociais que têm desenvolvido um importante trabalho em prol das famílias mais carenciadas do concelho.
“As associações com representatividade e atividade no concelho de Albufeira merecem, por parte da Câmara Municipal, todo o esforço e atenção pelo desempenho e dedicação em contribuírem para a melhoria do nível de vida dos cidadãos”, atestou o presidente do Município, José Carlos Rolo.
Para o autarca “a diversidade e pluralidade do objeto das várias associações são de uma riqueza incalculável e são um exemplo de cidadania, pelo que todo o apoio que o Município poderá prestar, nomeadamente através da cedência de instalações, será benéfico”.
O Município de Albufeira
Categorias:Albufeira











