Albufeira

Município cede instalações a associações do concelho

O Município de Albufeira assinou diversos protocolos de colaboração com associações sedeadas no concelho, com o objetivo de ceder a utilização de instalações para o desenvolvimento das suas atividades e projetos.

APEXA

APEXA

No passado dia 16 de agosto, a autarquia de Albufeira firmou diversos protocolos de colaboração com associações de caráter cultural, social e religioso que operam no concelho. Os sete protocolos assinados visam a cedência de utilização, a título gratuito, por parte do Município de várias frações destinadas ao desenvolvimento das atividades associativas. Os imóveis, localizados na Quinta da Bella Vista e na Quinta da Palmeira, são compostos por quatro lojas divididas em gabinetes. As parcerias foram estabelecidas com a APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve, que aceitou a cedência gratuita de dois gabinetes localizados na Quinta da Bella Vista, onde a instituição sem fins lucrativos irá dar continuidade ao projeto “Pescadores de Sonhos E5G” do Programa Escolhas 5.ª Geração”. Este é um programa governamental de âmbito nacional que mantém protocolos com projetos locais de inclusão social em comunidades vulneráveis compostas por descendentes de imigrantes e minorias étnicas.

Rancho Folclórico Infantil de Albufeira

Rancho Folclórico Infantil de Albufeira

O Rancho Folclórico Infantil de Albufeira também assinou um protocolo que lhe possibilita a utilização de um gabinete pertencente à mesma fração municipal situada na Quinta da Bella Vista, para que aí possa realizar reuniões de trabalho e outras atividades. Refira-se que esta associação cultural tem como principal objetivo a representação dos usos e costumes do concelho de Albufeira em Portugal e no estrangeiro, tendo participado em inúmeros festivais nacionais e internacionais de folclore.

APEOralidade

APEOralidade

A APEOralidade – Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade também passou a poder usufruir da utilização de um gabinete no mesmo espaço físico, para que possa dar continuidade à investigação e publicação bibliográfica e fonográfica da Literatura Oral Popular Tradicional. Esta associação promove a sensibilização e a divulgação do património oral com intervenção lúdica, pedagógica e cultural junto das instituições e da comunidade, integrando o grupo de cantares populares tradicionais “Moças Nagragadas”.

c:T:c - Companhia de Teatro Contemporâneo

c:T:c – Companhia de Teatro Contemporâneo

Outra associação que beneficiou de mais um gabinete localizado na Quinta da Bella Vista para aí desenvolver os seus projetos foi a c:T:c – Companhia de Teatro Contemporâneo. Criada em 2008, a c:T:c reúne atores, bailarinos, músicos, dramaturgos e outros artistas de diversas áreas, mesclando linguagens artísticas e técnicas dramáticas. É igualmente um Núcleo de Pesquisa Literária e Criação Teatral, pelo que a Literatura é outra das áreas em destaque.

ACRAL - Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve

ACRAL – Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve

Também a ACRAL – Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve firmou um protocolo de colaboração com o Município, passando assim a poder utilizar um espaço de escritório, que servirá para continuar a defender os legítimos direitos dos seus associados de Albufeira, quer junto das entidades nacionais e estrangeiras, quer das associações sindicais.

CASA - Centro de Apoio aos Sem Abrigo

CASA – Centro de Apoio aos Sem Abrigo

A Câmara Municipal cedeu, ainda, a utilização gratuita de duas lojas localizadas na Quinta da Palmeira ao CASA – Centro de Apoio aos Sem Abrigo e à Associação Evangélica “Assembleia de Deus”, ambas instituições sociais que têm desenvolvido um importante trabalho em prol das famílias mais carenciadas do concelho.

Associação Evangélica “Assembleia de Deus”

Associação Evangélica “Assembleia de Deus”

“As associações com representatividade e atividade no concelho de Albufeira merecem, por parte da Câmara Municipal, todo o esforço e atenção pelo desempenho e dedicação em contribuírem para a melhoria do nível de vida dos cidadãos”, atestou o presidente do Município, José Carlos Rolo.

Para o autarca “a diversidade e pluralidade do objeto das várias associações são de uma riqueza incalculável e são um exemplo de cidadania, pelo que todo o apoio que o Município poderá prestar, nomeadamente através da cedência de instalações, será benéfico”.

O Município de Albufeira

Categorias:Albufeira

PlanetAlgarve