AGENDA

Dia do Município celebrado de 30 de agosto a 7 de setembro

cartaz_silves

Silves comemora no próximo dia 3 de setembro o Dia do Município, feriado municipal e data em que se completam 824 anos sobre a conquista da cidade de Silves. Para assinalar esta data, a Câmara Municipal de Silves desenvolveu uma programação especial que tem início a 30 de agosto e se estende até 07 de setembro.

A atuação da Orquestra de Percussão Percutunes é uma das ações que abrem as festividades, com um espetáculo no dia 30 de agosto na zona do minigolfe, em Armação de Pêra, pelas 21h30. Também neste dia abre portas, pelas 18h30, a XII Feira dos Frutos Secos, em Alcantarilha, evento promovido pela Junta de Freguesia local e pela CMS e que se realiza até dia 1 de setembro, no Largo da Junta de Freguesia.

A 2 de setembro é inaugurada, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal de Silves a exposição “Tampos de latas de conserva”, da coleção de José Alexandre Pires. Pelas 16h00 abre nos Paços do Concelho a mostra de documentos históricos “Sobre o Dia da Cidade… o que conta o nosso Arquivo”.

No dia do Município, 3 de setembro, entre as 10h00 e as 19h00, Al-Mut’amid e Ibn Ammar irão guiar os visitantes pelo Castelo de Silves na atividade “Hoje estão connosco os personagens da nossa História”. Mas este dia é também de aniversário do Museu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS), que perfaz 23 anos. Assim, e para além de haver entradas gratuitas, serão feitas visitas guiadas ao Museu e ao poço cisterna, atividades dirigidas a famílias com a rúbrica “Velhinhos com vida – a história dos fragmentos” e, como não poderia deixar de ser, às 16h00, serão apagadas as 23 velas do bolo de aniversário do MMAS. Em Messines, no Museu do Traje e das Tradições também serão feitas visitas guiadas, entre as 10h00 e as 18h00.

A 7 de setembro, dia de encerramento destas comemorações, o arqueólogo António Rodrigues e a conservadora restauradora Fátima Silva irão falar sobre a História, Arqueologia e Restauro da Fortaleza de Santo António das Areias. O colóquio tem início às 17h00 e realiza-se na sala polivalente do CF “Os Armacenenses”, em Armação de Pêra. À noite, e numa iniciativa promovida pela Sociedade Filarmónica Silvense, tem lugar na Praça Al-Muthamid, em Silves, às 21h30, o XXXI Encontro de Bandas Civis. Participam nesta edição a Banda Musical de Tavira e a Banda da Sociedade Filarmónica Silvense.

O programa detalhado das comemorações do Dia do Município encontra-se disponível para consulta aqui.

Categories: AGENDA, Silves

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.