Silves

Ocorrência de chuvas intensas em Armação de Pêra levaram à abertura da barra da Ribeira de Alcantarilha

Na noite de 29 de agosto, Armação de Pêra foi fustigada com chuvas intensas, fenómeno atmosférico tropical, inabitual para esta zona do globo.

Armação de Pêra

Armação de Pêra

Devido à elevada pluviosidade, inesperada para esta altura do ano, e também ao facto do nível da Ribeira de Alcantarilha estar a subir, verificaram-se inundações em alguns estabelecimentos comerciais, na zona baixa da Vila de Armação de Pêra, área identificada como zona de risco de inundações.

Perante este cenário, o presidente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra, com competência nesta área, decidiu provocar a abertura da barra da Ribeira de Alcantarilha para o mar, evitando assim que ocorresse uma cheia na zona baixa da Vila, salvaguardando, assim, os comerciantes e residentes.

Com a abertura da Ribeira de Alcantarilha ao mar, houve necessidade de efetuar análises à qualidade da água da praia pela APA, cujos resultados são aguardados. Em virtude dos relatórios destas análises demorarem cerca de 18 horas a serem conhecidos foi decidido, a título preventivo, o hastear da bandeira vermelha apenas na Praia dos Pescadores, em Armação de Pera.

Neste momento, a situação encontra-se a ser monitorizada pelas entidades competentes, prevendo-se o encerramento da barra da Ribeira de Alcantarilha durante esta noite, assim que se verificarem as condições de segurança necessárias para este procedimento.

O Município de Silves

Categories: Silves

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.