Loulé

Monumento ao Combatente inaugurado

combatente2

No passado sábado foi inaugurado no Largo Bartolomeu Dias, Campina de Cima, na cidade de Loulé, o Monumento ao Combatente, uma homenagem da Liga dos Combatentes – Núcleo de Loulé e Câmara Municipal a todos aqueles que lutaram em representação do País, tendo muitos deles perdido a vida em combate.

combatente1

Este elemento escultório traduz simbolicamente o respeito e memória que toda a sociedade deve aos combatentes. É constituído por dois materiais: o betão, associado à dureza e sacrifício, e a pedra, um material que traduz nobreza. Ao lado do monumento, uma árvore pretende quebrar a frieza do elemento e, simultaneamente, transmite o conceito de vida. Todo o corpo escultórico assenta no símbolo dos combatentes.

A conceção do projeto foi da responsabilidade da Arqtª Sofia Pontes, da Câmara Municipal de Loulé.

Para o edil louletano, “este é um é mais um símbolo que irá embelezar a cidade de Loulé e, simultaneamente, é o cumprir de uma promessa ao Núcleo de Loulé já que esta era uma ‘dívida’ que Loulé tinha com os seus ex-combatentes.  Seruca Emídio sublinhou os valores deste elemento escultórico – respeito, memória e justiça – e relembrou os muitos portugueses que “perderam a juventude, os amigos e até partes do seu corpo, mas também os que conseguiram regressar à sua terra natal”.

O responsável da Autarquia considerou que esta homenagem é também “um sinal de esperança, paz, solidariedade e bem-estar para os jovens para não querem mais a guerra”. Por último, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes com os serviços que disponibiliza aos antigos combatentes e suas famílias, nomeadamente um Posto Médico e de Apoio Psicológico (um dos quatro existentes no país, a par de Lisboa, Porto e Coimbra).

Também o Presidente do Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes, Ângelo Silva, proferiu algumas palavras de agradecimento por este momento e manifestou a vontade em continuar a ter um papel ativo, nomeadamente em termos de iniciativa de carácter social e cultural.

O Município de Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *