Albufeira

Candidatura de Ana Vidigal | VIVA reuniu com AHETA

A direção da AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, sedeada em Albufeira, recebeu Ana Vidigal e a equipa VIVA – Vontade Independente Viver Albufeira. Na mesa de reuniões estiveram patentes assuntos como a atividade turística, as caraterísticas do destino e dos produtos, o parque hoteleiro concelhio ou a sustentabilidade do setor. Com preocupação, Elidérico Viegas, Presidente da Direção da AHETA afirmou que “existe muita política no turismo e pouca política de turismo”, expressando a transversalidade da área a múltiplos setores, mas também a facilidade com que se apregoa sobre o mesmo, nomeadamente em documentos de referência em termos estratégicos, temáticos ou financeiros, alheados da realidade do Algarve e dos seus reais problemas e ambições.

A crescente desqualificação do destino Albufeira junto dos seus principais mercados emissores guiou a conversa. Focaram-se aspetos como a necessidade urgente de promover uma estratégia de desenvolvimento concelhia, de delinear um modelo turístico, realizar uma reflexão profunda sobre os produtos e introduzir fatores de inovação que os valorizem, promovam e comercializem. José Carlos Leandro, dirigente da Associação ressalvou o problema estrutural inerente à promoção e à comercialização do destino Algarve, assim como a premência de concertar esforços com vista ao reforço das quotas dos mercados tradicionais da região, com margem para crescer e recuperar as taxas de ocupação de há 20 anos. A sazonalidade, o desemprego gerado, os consequentes processos de degradação social e as questões da segurança estiveram também em debate. A situação financeira do país, dos empresários locais, as exigências da fiscalidade, bem como as taxas cobradas pelo Município, deram mote para um alerta de insustentabilidade que poderá fragilizar o futuro da atividade turística em Albufeira.

Ana Vidigal destacou a urgência de intervir e cuidar do espaço público, de apostar na requalificação urbana e valorizar a imagem de Albufeira – “acredito que se pode viver com mais qualidade em Albufeira. Se cuidarmos da nossa terra, do nosso concelho, das nossas gentes, certamente receberemos melhor todos aqueles que nos procuram” afirmou. A reunião com a AHETA constituiu mais um momento importante na construção e consolidação da visão estratégica do VIVA para Albufeira, sempre numa lógica participada e de auscultação dos atores locais, nomeadamente aqueles que melhor conhecem a realidade concelhia. É com base nestas premissas que assenta o modelo de governança protagonizado por Ana Vidigal e a candidatura do VIVA.

É esta a hora da mudança, é este o momento da viragem.

Oportunidade de Mudança, é agora!

VIVA Albufeira!

A direção de candidatura

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.