Loulé

Apresentação do CICLOLOULÉ – Plano de Mobilidade Ciclável do Município

Vai ser apresentado no próximo dia 12 de setembro, quinta-feira, pelas 15h00, na Assembleia Municipal de Loulé, o CICLOLOULÉ – Plano de Mobilidade Ciclável do Município de Loulé.

cicloloule

Esta sessão tem como objetivo divulgar o Plano realizado pela Câmara Municipal de Loulé, em cooperação com a FPCUB (Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta), dando a conhecer os aspetos mais importantes desenvolvidos, suas características, condicionantes e mais-valias para a sua implementação no futuro.

A apresentação do CICLOULÉ será realizada pelo presidente da Federação, José Caetano, e pela equipa que elaborou o Plano – José Barroso, Rosa Félix, Irina Guerreiro e Bernardo Pereira. Esta intervenção será precedida pela apresentação do Sistema de Bicicleta de Uso Partilhado de Vilamoura, pelo presidente da Inframoura, Nuno Ramos, e apresentação da Ecovia do Litoral, por Jorge Coelho, da AMAL.

Trata-se de um Plano realizado pela Câmara Municipal de Loulé, em parceria com a FPCUB (Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta), a ser implementado futuramente. O Plano, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional – 2007-2013, ao abrigo do Programa Operacional Algarve 21, vai além da abordagem clássica, baseada sobretudo no planeamento de infraestruturas cicláveis, introduzindo um conjunto de preocupações relacionadas com os equipamentos e serviços de apoio, adequadas ao funcionamento do sistema ciclável, políticas de dinamização da utilização regular da bicicleta e de valorização e animação do Concelho, em articulação com os seus diversos recursos e atrativos.

Em suma, pretende-se tornar Loulé num Concelho ciclável, criando ciclovias que farão a ligação entre os principais aglomerados populacionais. Incrementar o uso da bicicleta como forma de descongestionar o trânsito nos centros urbanos, promover a prática da atividade desportiva e melhorar a qualidade ambiental são os principais objetivos deste projeto.

O Município de Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *