AGENDA

Apresentação da terceira edição do livro «Quando o Presidente da República Visitou Monchique por Mera Curiosidade», de António Manuel Venda

Dezasseis anos após a primeira edição, a Junta de Freguesia de Monchique promove, no próximo domingo, o lançamento do livro «Quando o Presidente da República Visitou Monchique por Mera Curiosidade», da autoria do escritor monchiquense António Manuel Venda. A apresentação da obra, reeditada pela editora JustMedia, terá lugar no Longevity Wellness Resort, nas Caldas de Monchique, a partir das 17h00, e ficará a cargo do Professor José Gabriel Quaresma.

capa

Sobre o livro:

A obra encontra-se estruturada em quinze contos com um forte enraizamento na paisagem física, onírica e oral do Barlavento Algarvio, contando com inebriantes apontamentos de imaginação e, nalguns casos, como o do conto que dá título ao livro, de humor corrosivo. Publicado originalmente em finais de 1996 pela Editora Pergaminho, de Mário Moura, e distinguido com o prémio «Revelação Inasset», do Centro Nacional de Cultura, «Quando o Presidente da República Visitou Monchique por Mera Curiosidade» esgotou rapidamente. Foi republicado em 1997, tendo a nova edição acabado por esgotar também. Esta terceira edição visa disponibilizar novamente aos leitores o conjunto de contos escrito entre 1988 e 1990 por António Manuel Venda e alguns anos depois tão bem acolhido pela crítica especializada, conforme comprovam os seguintes excertos retirados de alguns órgãos de comunicação social:

«Num estilo delicioso, três horas de sequiosa leitura. De espantar e pedir mais.» Visão.

«Um jovem autor estreia-se com um invulgar – e excelente – livros de contos. (…) profundo conhecimento da língua portuguesa e um cuidado extremo no seu uso.» Expresso.

«Estilo ágil e imaginação, em contos que prendem pelo ambiente insólito e pelo imaginário sedutor.» Jornal de Notícias.

«(…) uma forma de se expressar de tal maneira pessoal que seria mais fácil falsificar um quadro de Salvador Dali do que assinar um livro seu com outro nome.» Correio da Manhã.

«Um título destes não é todos os dias.» Diário de Notícias.

Sobre o autor:

António Manuel Venda nasceu em Monchique, no Sul de Portugal, em 1968. Publicou vários livros de ficção, o primeiro dos quais o conjunto de contos «Quando o Presidente da República Visitou Monchique por Mera Curiosidade». Foi distinguido com prémios literários pelo Instituto Abel Salazar, pelo Centro Nacional de Cultura, pela Câmara Municipal de Almada, pela Secretaria de Estado da Cultura e pela Sociedade Portuguesa de Autores. Escreve regularmente nos blogues: http://os-livros.blogspot.pt/ e http://amvenda.blogspot.pt/.

Categories: AGENDA, Monchique

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.