AGENDA

Paderne apresenta Nomes com História

Dia 14 de setembro, no Centro Paroquial de Paderne. O evento integrará o visionamento de um documentário sobre as pessoas de Paderne

programa

A Aldeia histórica de Paderne, vai no próximo dia 14 de Setembro, ser palco da apresentação do levantamento dos registos paroquiais relativos à freguesia de Paderne. O evento integrará o visionamento de um documentário sobre as pessoas de Paderne, seguindo-se a intervenção do Investigador Nuno Inácio.

O projeto de Genealogia do Algarve é uma oferta do Município, através do Arquivo Histórico, à população de Albufeira. Neste sentido vão ser apresentados dados relativos à freguesia de Paderne. O objetivo é divulgar o projeto e os meios utilizados, para a construção das árvores genealógicas.

Serão ainda apresentados mais dois projetos: o InventArte, e o Arquivos em Movimento, uma parceria entre o serviço de Arquivo Histórico, o serviço de Conservação e Restauro e o Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Relacões Internacionais do Município de Albufeira.

InventArte tem como missão a proteção e salvaguarda do património cultural, móvel, imóvel e documental, e visa dar apoio à salvaguarda do património cultural detido por instituições religiosas e instituições de direito privado, do concelho de Albufeira.
O projeto Arquivos em Movimento visa a criação de um fundo documental constituído por testemunhos orais, da população de albufeira, sobre os aspetos sociais, políticos, económicos, e culturais do município. É parte constituinte a coleção de fotografias antigas do Arquivo.

De salientar a enorme dificuldade em criar um documento verosímil, uma vez que assenta essencialmente na recolha de testemunhos, a pessoas idosas, o que obriga uma constante disponibilidade dos técnicos para a recolha de informação, visto que as fontes deste estudo, são monumentos vivos, com idades compreendidas entre os 70 e 100 anos de idade.

Categories: AGENDA, Albufeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *