Silves

37.º Jantar dos 13 contra o Medo, a Superstição e o Agouro com Festival de Animação (com vídeo)

LUTA CONTRA O CHARLATANISMO | Uma Criação do afamado Prof. Herrero: Ilusionista, Escritor, Parapsicólogo, Hipnotizador e Faquir

Ontem à noite, 13 de setembro de 2013 – SEXTA-FEIRA 13 – o Prof. Herrero organizou o 37.º JANTAR DOS 13, evento que atrai sempre seguidores, não só de Portugal mas também de outros países. Neste jantar, notou-se uma forte presença de franceses, ingleses e alemães. Outra presença notada foi o bruxo Sô Zé.

Considerado uma tradição, o jantar dos 13 é o único evento que se tornou numa verdadeira luta, não só contra a superstição, a bruxaria e crenças nocivas que condicionam o ser humano, prejudicando-o no seu bem estar psicológico, físico e económico, como também se tornou na maior luta contra o charlatanismo e falsos iluminados.

Como é habitual, os participantes vestiam maioritariamente de preto e sentaram-se em mesas de 13, onde os talheres se encontravam cruzados, o sal entornado, espelhos partidos e um sem número de objetos e animais, como gatos pretos, iguanas gigantes, cobras, mochos e morcegos, entre outros ligados ao mundo da superstição, no qual se inclui A BRUXARIA e outras crenças consideradas nefastas para a mente humana.

Num ambiente algo macabro mas também de festa, os convivas passaram por baixo de um escadote, seguindo-se a passagem pelo túnel do terror, até entrarem na sala de jantar do Restaurante Fonte Romana, em Silves, que se encontrava rigorosamente decorada, basicamente em negro e com imensos símbolos ligados ao mundo da superstição, como guarda-chuvas abertos, o morto no caixão, etc.

Num ambiente que o nosso imaginário associa às chamadas casas assombradas, encontravam-se imensas velas acesas, grandes candelabros e outros adereços considerados pertença do mundo do oculto. O cheiro a incenso e as muitas e enormes teias de aranha, bem como os sons de arrepiar, ora vindos de cânticos gregorianos, ora das mais variadas situações gravadas nos arquetípicos do inconsciente coletivo, levaram os convivas a entrarem num mundo onde se confrontam com os seus irracionais medos…

Porquê tudo isto? Segundo o Prof. Herrero, “porque demonstramos desta maneira que não somos dominados pelo medo daquilo que os supersticiosos receiam e isso só é possível em situações num ambiente como este, criado no jantar dos 13”, acrescentando que “é importante que esta mensagem seja divulgada e repetida pela comunicação social: de que as crenças supersticiosas estão a mais nas vidas das pessoas, para que cada vez mais gente siga o nosso exemplo”. Este é o contributo do PlanetAlgarve nesse sentido.

Nesta edição, os convivas foram brindados com um autêntico festival de animação, com inúmeros artistas, entre os quais Ricardo Neto, Ricardo, Isabel Frade e as suas bailarinas Neuza e Bela e um espetáculo de ilusionismo. A poetisa algarvia Armanda apresentou o seu novo livro de poesias e brindou os presentes com os seus dotes na harmónica. A noite prolongou-se com música para dançar com Carlos Coelho e São a garantirem um baile muito participativo.

Os Jantares dos 13 são marcados igualmente pelas suas peculiares Ementas. Desta vez, o delicioso jantar, gastronomicamente cuidado e especialmente confecionado para o efeito, incluiu: Pão Bolorento; Sopa de Osgas; Bacalhau dos Espíritos Errantes; Carne de Gato Preto com Arroz de Excrementos do mesmo animal; Grãos Endiabrados; Pipis de Testículos de Bode Preto; Camarão do Mar Morto; Paté de Corvo e Feijão ao Frade Demoníaco, tudo bem regado com os vinhos Sangue de Drácula e Mistela de Morcego. Para sobremesa, todos se deliciaram com Ranho de Lesmas do Cemitério.

Por: Jorge Matos Dias – PlanetAlgarve

Categories: Silves, Social

2 replies »

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.