AGENDA

ALDEIA DE SANTA RITA | Este domingo, venha descobrir os segredos da cal

A 7.ª edição do ciclo de passeios pedestres de interpretação da paisagem «Passos Contados» prossegue este domingo, dia 22 de setembro, com o percurso «A cal e a cor na arquitetura vernácula. Saberes na aldeia de Santa Rita».

cal

O percurso será acompanhado pelos arquitetos José Lima e Marta Santos. O ponto de encontro está marcado para as 9h30, na aldeia de Santa Rita.

Qual o ciclo da cal? Como funciona um forno de cal? O que é a cal branca e a cal parda e a que usos estão associados? Como é utilizada a cal nas construções com recursos a técnicas tradicionais? Estas serão algumas das questões que serão respondidas ao longo do passeio pedestre.

O trajeto escolhido terá uma vertente de descoberta sobre os processos de transformação do calcário em cal, mostrando ainda a história associada aos fornos de cal que existem na aldeia de Santa Rita e que fizeram daquela localidade um dos maiores centros de produção e distribuição de cal no Baixo Guadiana.

Utilizada pela mão do homem em rebocos e argamassas e nas superfícies exteriores e interiores da casa, o passeio mostrará por que a cal é um elemento identificador e simbólico da arquitetura vernácula do sul de Portugal.

No final do percurso será possível aos participantes fazerem uma experiencia com cal.

Inscrições

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

Antiga Escola Primária de Santa Rita

Tel./ Fax: 281 952600 | ciipcacela@gmail.com | http://ciipcacela.wordpress.com/

As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o seu nome e contacto.

Valor de inscrição – 3 euros

Organização

Câmara Municipal de Vila Real de Santo António

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

Categories: AGENDA, VRSA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *