Faro

Algarve Central alcança um 1.º Prémio a nível nacional com o seu projeto Simplex Autárquico

Em resposta ao desafio lançado a nível nacional para a seleção de projetos portugueses aos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, o Município de Faro, na qualidade de líder da rede de municípios Algarve Central recebeu ontem da mão do IAPMEI o 1.º prémio a nível nacional, na categoria Desenvolvimento do Ambiente Empresarial.

Faro

Faro

Este prémio reconhece e consagra assim o trabalho de cooperação, entendimento e concertação de esforços que os seus 6 municípios têm trilhado em diversas áreas.

Conforme foi amplamente divulgado nessa altura, desde 15 de maio de 2012 que os munícipes e empresas dos concelhos de Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira, passaram a poder dar seguimento a assuntos relacionados com urbanismo, taxas e licenças, em qualquer um dos balcões de atendimento destes seis municípios, bem como poder contar com mais de 100 formulários harmonizados entre estes municípios.

Conhecidas as dificuldades daqueles que tratam assuntos idênticos em diferentes concelhos, com procedimentos, modelos de trabalho e formulários muito diversos, esta iniciativa veio facilitar e simplificar o acesso dos cidadãos e das empresas aos serviços municipais.

Do desenvolvimento deste projeto, agora premiado, resultou a disponibilização dos diversos formulários de urbanismo, taxas e licenças nos balcões municipais, bem como, paralelamente, caminha-se para a submissão on-line, assegurando-se acessos diretos às diversas aplicações e bases de dados dos diferentes serviços municipais, a partir das lojas municipais existentes. Com o atendimento descentralizado, independentemente do local de consulta ou das aplicações informáticas existentes, consolidou-se assim a melhoria dos serviços prestados à comunidade local, e em particular às empresas.

Trata-se duma iniciativa única a nível nacional, desenvolvida pela parceria territorial “Algarve Central”, ao abrigo das Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação, cofinanciada pelo QREN/PO Algarve 21.

Categories: Faro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.