AGENDA

ARCMúsicos e te-Atrito promovem o IV EM CONTRA TEATRO

O Em Contra Teatro pretende ser um encontro do teatro com o público através da apresentação de espectáculos produzidos por diversos tipos de grupos e de debates com os intervenientes dos espectáculos e da promoção de espaços de convívio e de troca de experiências.

cartaz

A decorrer nos dias 27 e 28 de Setembro, na sede da ARCMúsicos (junto à estação da CP de Faro), contará com a presença da Companhia do Chapitô (Lisboa), do Pim Teatro (Évora), da Companhia Casear Criação (Lisboa) e do Tosta-Mista, O Malabarista (Algarve).

No total serão apresentados 4 espectáculos de teatro, 1 concerto de música com a banda Mundopardo, 1 set com o DJ ZAU, estará patente uma Feira do Livro do Teatro e uma Feira de Adereços, Figurinos e outros ofícios relacionados com as artes ao vivo. Nas duas noites do encontro haverá serviço de bar e, no final da noite, Palco Aberto para todos aqueles que queiram improvisar “num palco a sério, com luzes e público e tudo”.

A entrada será de €2 para os espectáculos de teatro da noite. Os espectáculos da tarde são de entrada livre. Tem sido e continua a ser um dos objectivos deste Encontro, proporcionar Teatro de qualidade acessível a todos.

A organização do IV ECT tem este ano o apoio da Direcção Regional de Cultura do Algarve, da Câmara Municipal de Faro e do IPDJ Algarve.

Para além dos grupos de teatro participantes são ainda parceiros deste IV ECT: Sin-Cera, Bertrand Livreiros, Leya/Pátio de Letras, Alfarrabista Simões, Sardinha de Papel e Filipe Corre Atelier.

Sinopses e Ficha Artística e Técnica dos espectáculos

“Feliz”, Pim Teatro (27 SET, 15h00, M/4)

Imaginem um mundo carregado de gente séria e aborrecida, onde todos se zangam por tudo e por nada, onde não é costume ser-se feliz. Um dia uma pessoa dessa gente cinzenta vê um sorriso na rua.
Maravilha-se e deseja ter um para si. Mas para isso ela vai ter de arriscar, vai ter de abandonar algumas coisas velhas e vai ter de abraçar algumas novas. Imaginem alguém deste mundo a ficar diferente, a ser capaz de desenhar um sorriso na sua própria cara.
Espectáculo de marionetas de mesa, sem palavras.

Classificação Etária: Teatro para todos (a partir dos 4 anos)
Duração : 45 minutos
Concepção, construção, encenação, dramaturgia: colectivo Pim-Teatro
Manipuladores: Diogo Duro e João Sérgio Palma
Figurinos e produção: Alexandra Espiridião
Direcção técnica: Diogo Duro
Banda sonora e imagem gráfica: João Sérgio Palma
Fotografia: Mariana Correia
Agradecimento: João Cáceres Alves

“Bicho da Malha”, Casear Criação (27 SET, 22h00, M/5)

O “Bicho da Malha” é um espectáculo com uma só actriz e autora. O texto é o resultado de muita conversa e de histórias de vida contadas por gentes do Sul. E, quem sabe, surjam, durante o espectáculo, novos intérpretes com vontade de partilhar as suas histórias de bichos?

A senhora Rosalina é uma senhora muito antiga. Vem para o campo viver graças às voltas que a vida dá, pois ficou sem a sua casa na cidade e ganhou uma, numa herança de uma tia, num monte isolado no meio do campo. Mas esta é uma situação recente. Na cidade também vivia só, mas tinha a sua rotina organizada de forma a que não desse muito por isso, pois desde o correio, aos vizinhos, ao pequeno comércio local e às suas novelas, ela ocupava o seu dia. Agora no campo as coisas são diferentes: vizinhos, compras e correio ficam lá longe e novelas não há, pois a televisão só apanha uma chuva com uns fantasmas que fazem a Dona Rosalina ficar nervosa. Assim, esta senhora começa a fazer novos amigos, os bichos.

Classificação Etária: Maiores de 5 Anos
Rita Rodrigues – Interpretação e autoria

Matteo Destro – Máscara

CASEAR – CRIAÇÃO DE DOCUMENTOS TEATRAIS

“O Bobo da Corte”, Tosta-Mista, O Malabarista (28 SET, 15h00, M/4)

Perito na arte de ”saltar bancos” e da “bobagem” moderna, este ex-funcionário da monarquia, desempregado há 98 anos, espera ansiosamente voltar a pisar castelos e praças do real país e do velho continente.

Classificação Etária: Teatro para todos (a partir dos 4 anos)
Tosta-Mista, o Malabarista – Interpretação e autoria

“Macbeth”, Companhia do Chapitô (28 SET, 22h00, M/12)

“Macbeth” uma tragédia de William Shakespeare inadaptada pela Companhia do Chapitô.

O que é que oculta um kilt?

Barão?

Pois barão duas vezes!!

Fá-lo Rei!

Como?

Por trás de um grande homem…

Uma Lady?

Será ele capaz?

Sim…eles fazem tudo, até cavam o seu próprio destino!

Acreditam em bruxas?

Mas o que é que isto tem a ver com o Kilt?

Já vão ver!!

Era uma vez um Rei…

Classificação Etária: Maiores de 12 Anos

Criação Colectiva

Encenação: John Mowat

Assistente de encenação: José Carlos Garcia

Interpretação: Jorge Cruz, Ricardo Peres, Tiago Viegas

Kilts: Glória Mendes

Produção: Tânia Melo Rodrigues

Assessoria de Imprensa: Joana Domingues

Técnico de luz: Samuel Rodrigues

Design Gráfico: Sílvio Rosado

Fotografia: Sílvio Rosado, Simão Anahory, Susana Chicó

Audiovisuais: Nádia Santos, Simão Anahory

Secretariado de produção: Eva Bandeira

Recepção: Conceição Cunha, Manuela Tavares

Modelo do cartaz: Rogério Marta Romeo SantosAgradecimentos especiais: António Pinheiro, Carole Garton, Maria Guerrero, Mariana Portugal Dias, Paulo Machado

Categories: AGENDA, Faro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *