Loulé

Rede de Água e Esgotos inaugurada em Vale Judeu

Obra teve um custo de 7,3 milhões de euros | Obras de saneamento na Cruz da Assumada e reforço de água ao litoral de Almancil também já estão concluídas

 

A localidade de Vale Judeu, na freguesia de S. Sebstião, em Loulé, foi alvo de um investimento de 7,3 milhões de euros na criação de uma rede de água e esgotos.

A empreitada consistiu na criação de ramais domiciliários, instalação de válvulas redutoras de pressão e restantes acessórios da rede, construção de reservatório de água constituído por duas células apoiadas com capacidade para 2000m3, e instalação de equipamento elétrico e eletromecânico. Ao nível dos esgotos, foram criados acessórios de ligação, ramais domiciliários e construídas travessias na EN125.

Trata-se de uma rede de água com 56 km e uma rede de esgotos com 52km, que irá beneficiar uma população de 1590 habitantes.

O presidente da Autarquia, Seruca Emídio, sublinhou o “volume do investimento que aqui foi feito”. “Estas obras são muito valorizadas antes de serem feitas mas depois as pessoas esquecem-se pois basta o gesto automático de abrir uma torneira e a água funcionar. Até chegar a esse ponto é necessário a capacidade de decisão e o esforço financeiro”, afirmou o autarca.

“Temos neste momento uma cobertura de abastecimento de água de 95% em todo o Concelho e de 90% de cobertura ao nível dos esgotos”, referiu o edil, reportando-se ao “esforço financeiro enorme” realizado nos últimos dez anos ao nível do saneamento básico e redes de águas.

“Estamos a participar numa comunidade cada vez mais equilibrada. Nestes últimos anos, foi feito na área social e na qualidade de vida das pessoas um investimento imenso. Isto tem a ver muito com o sentimento de justiça social deste executivo, dando resposta às prioridades do Concelho”, disse ainda Seruca Emídio.

“Ninguém acreditava que houvesse saneamento básico em Vale Judeu nestes anos. Este dia ficará na história e, para mim, enquanto presidente de Junta, é a obra que mais me sensibilizou pois é aquela que melhor qualidade de vida dá à população de Vale Judeu”, disse o presidente da Junta de Freguesia, Horácio Piedade.

Refira-se que, a par da obra de Vale Judeu, estão já concluídas as obras da construção da conduta de reforço de água ao litorqal de Almancil, num valor de perto de 3 milhões de euros, e o saneamento básico  na Cruz da Assumada, investimento superior a 4,5 milhões de euros.

O Município de Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.