Lagos

Lar de Idosos de Barão de S. João recebeu esta semana os seus primeiros utentes

Concelho de Lagos conta com mais um novo equipamento social em atividade

O Lar de Idosos de Barão de São João, inaugurado oficialmente há mais de 1 ano, abriu finalmente as suas portas ao público para receber os oito primeiros utentes, os quais irão passar a utilizar esta instalação na valência de “lar”.

Foi finalmente desatado o nóque impedia a abertura e entrada em funcionamento desta nova resposta social na freguesia mais rural e interior do concelho de Lagos. Foi assim que o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, Eduardo Andrade, se referiu à situação de impasse vivida durante mais de um ano e testemunhada diariamente, com perplexidade, pela população daquela povoação. O ato foi, por isso, assinalado simbolicamente, na passada 2.ª feira, dia 16 de setembro, através da colocação de um laço na porta principal do edifício, cujo nó foi desatado pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, pelo Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Júlio Barroso e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Barão de S. João, José de Jesus, para satisfação dos próprios, dos utentes, familiares, funcionários da instituição e população presente no local.

Esta quarta-feira, o Executivo Municipal de Lagos, reunido em sessão ordinária aprovou, sob proposta do Presidente da autarquia, um Voto de Congratulação à Santa Casa da Misericórdia de Lagos, à Segurança Social, população e Junta de Freguesia de Barão de São João, pela abertura aos utentes do novo equipamento no dia 16 de setembro de 2013, saudando este novo equipamento e benefício social do Concelho de Lagos. Júlio Barroso recordou o louvável esforço conjunto do Município de Lagos, da Santa Casa da Misericórdia e do Estado / Segurança Social que, com recurso a fundos públicos, permitiu a construção do Lar de Idosos de Barão de São João, equipamento social há muito tempo reivindicado pelas populações e pela respetiva Junta de Freguesia, com capacidade para trinta e nove utentes residentes em lar. No seu texto recordou, igualmente, as páginas mais negras desta história, pois após ter sido construído, equipado e solenemente inaugurado no dia 24 de junho de 2012, o equipamento permaneceu encerrado a aguardar luz verde da Segurança Social para os necessários acordos de cooperação que permitissem o alojamento de utentes naquelas instalações e tornassem possível a sua exploração em regime de solidariedade (Acordos que, infelizmente, ainda só existem em promessa, tardando, incompreensivelmente, a sua formalização!)

A ausência de resposta fez com que a Câmara Municipal de Lagos, na sua reunião pública de 17 de julho de 2013, tivesse aprovado um Voto de Repúdio, no qual também reclamava uma audiência urgente ao senhor Ministro da Solidariedade e da Segurança Social para esclarecer toda a situação.

Finalmente, chegou a boa notícia de concessão de autorização provisória de funcionamento do Lar de Idosos e simultânea promessa de acordo de cooperação para 15 utentes em regime de solidariedade.

O Lar de Idosos de Barão está dotado de condições para receber 39 utentes na valência de Lar e ter a funcionar, igualmente, a valência de Centro de Dia. Numa povoação onde a população residente é maioritariamente idosa, esta entrada em funcionamento representa um grande conforto e a concretização de uma aspiração, numa fase também única da sua história, com a união com a freguesia de Bensafrim a poucos dias de se tornar uma realidade.

O Município de Lagos

Categories: Lagos

3 replies »

  1. muito agradecida pela resposta, esperarei atenciosamente por mais informação. cordialmente, elisabete araújo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *