AGENDA

Dia Mundial do Turismo 2013 | 27 de setembro | Turismo e Água são o tema central

A Câmara Municipal de Silves associa-se, no próximo dia 27 de setembro, às comemorações do Dia Mundial do Turismo, tendo preparado um programa de atividades, que pretendem sensibilizar turistas e residentes para as questões associadas ao Turismo e à Água e que se estendem até dia 3 de outubro.

dia_mundial

O tema proposto para reflexão, este ano, é “Turismo e Água: Proteger o Nosso Futuro Comum”, tema que vem na sequência de este ser o Ano Internacional da Cooperação para a Água, por definição da Organização para as Nações Unidas (ONU). Procura-se, pois, dar destaque ao Turismo enquanto atividade potenciadora e facilitadora do acesso à água e da sua proteção. Os recursos hídricos são fonte indispensável de vida e garantia do funcionamento e existência dos mais variados ecossistemas, pelo que, protegê-los é um dos motes das comemorações deste dia.

Assim, a CMS tendo como parceiro a empresa Águas do Algarve, promove algumas visitas: no dia 1 de outubro, entre as 10h00 e as 18h00, quem desejar poderá conhecer o espaço da ETA de Alcantarilha. Para o fazer terá de se inscrever, enviando um email para pereira@aguasdoalgarve.pt. No dia 2, no mesmo horário, haverá a possibilidade de visitar a Barragem de Odelouca (as inscrições deverão ser feitas pelo endereço de correio eletrónico d.rocha@aguasdoalgarve.pt).

Outro dos destaques deste programa é uma palestra, que terá lugar dia 27, pelas 15h00, no Teatro Mascarenhas Gregório e que será organizada com outros parceiros da CMS, nomeadamente o Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Yolanda Flores e Silva, docente na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no Brasil falará sobre “Saberes e Fazeres Rurais: uma experiência de turismo rural comunitário no sul do Brasil”. Quem desejar participar deverá inscrever-se até ao dia 25 de setembro através do telefone 282 440 800 (ext. 375/442) ou do e-mail turismo@cm-silves.pt.

O restante programa contempla um passeio no Rio Arade, a apresentação do projeto Walking Poetry e vários momentos musicais.

Programa detalhado:

27 setembro´13

09h30 . Passeio de Barco no Rio Arade

Local de embarque. Cais de embarque do Rio Arade  08h45

Transporte de autocarro Silves-Portimão

Inscrições até ao dia 25 de setembro

através do telefone 282 440 800 (ext. 375/442)

e-mail: turismo@cm-silves.pt

Organização: CM Silves

12h00 às 16h00 . Rui Sá – Saxofone /Prova de Vinhos

Local. Café Castelo de Silves

15h00 . Palestra

“Saberes e Fazeres Rurais: uma experiência de turismo rural comunitário no sul do Brasil” – Prof.ª Doutora Yolanda Flores e Silva (Univali, Brasil)

Local. Teatro Mascarenhas Gregório

Inscrições até ao dia 25 de setembro através do telefone 282 440 800 (ext. 375/442)

e-mail: turismo@cm-silves.pt

Organização: CM Silves, CIEO (Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações) e FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia)

16h15 . Apresentação do projeto Walking Poetry

Início na Praça do Município

Organização. CM Silves

16h30 . Apontamento musical com Paulo Pires Castelo de Silves

Organização: CM Silves

1 outubro´13

10h00 às 18h00 . Porta Aberta – Visita à ETA de Alcantarilha

Inscrições. pereira@aguasdoalgarve.pt

Organização. Águas do Algarve

2 outubro´13

10h00 às 18h00 . Porta Aberta – Visita à Barragem de Odelouca

Inscrições. d.rocha@aguasdoalgarve.pt

Organização: Águas do Algarve

Categories: AGENDA, Silves, Turismo

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.