AGENDA

II Forum Empresarial do Algarve | Políticos e empresários reúnem-se em Vilamoura | 4, 5 e 6 de Outubro

José Manuel Durão Barroso, Pedro Passos Coelho, Paulo Portas, Fernando Pinto, Luís Marques Mendes, José Maria Ricciardi, Mira Amaral, Luís Amado e Nuno Amado são apenas algumas das personalidades portuguesas que participarão na segunda edição do Fórum Empresarial do Algarve, a que se juntarão outras figuras internacionais como Luíz Furlan, Paulo Rabello de Castro e os Governadores dos Estados do Amazonas, Pará e Goiás vindos do Brasil, Guillermo de La Dehesa, de Espanha, Albina Assis, de Angola, Mário Machungo de Moçambique, entre muitos outros. Em debate estará a questão: “Um Portugal Europeu ou um Portugal Atlântico?”, num evento que terá lugar no Hotel Tivoli Vitória, em Vilamoura, nos dias 4, 5 e 6 de Outubro.

lide

Ao todo são esperados cerca de três centenas de participantes, entre líderes políticos e empresariais de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Alemanha, China, EUA, Reino Unido, México, Marrocos, Espanha, Grécia, Chile.

Prevêem-se três dias de trabalho intenso, em que serão abordados temas como o futuro dos países do sul da Europa, as relações empresariais entre Europa, África e América, e os modelos de financiamento para Portugal e para as empresas portuguesas nos próximos anos. A par do debate destes temas, haverá também lugar à entrega do prémio “Welcome to Portugal”, do comité LIDE Turismo e Gastronomia, do prémio “Lifetime Achievement”, entregue no ano passado a Alexandre Soares dos Santos, e à estreia do prémio “Líderes de Portugal by Capgemini”. Complementarmente, o Fórum contempla várias actividades com o intuito de fomentar o networking e promover o turismo algarvio e a gastronomia portuguesa, além de vários de produtos nacionais.

O Fórum tem início na tarde de sexta-feira, dia 4, com dois momentos de lazer que privilegiam o networking, no âmbito das iniciativas “Audi Driving Experience” e “Sailing Experience”. Os participantes terão a oportunidade fazer um passeio marítimo a bordo de um veleiro e disfrutar da velocidade em viaturas Audi, conduzidas por pilotos profissionais de GT3, além de eles próprios poderem conduzir as viaturas na pista do Autódromo Internacional do Algarve.

No jantar, a partir das 20h15, Nasser Sattar, presidente do comité de gestão do LIDE Portugal, e Luiz Fernando Furlan, presidente do LIDE Internacional, darão as boas-vindas aos convidados e participantes. Durante o jantar preparado pelo Chef português Vitor Sobral, serão atribuídos os prémios “Líderes de Portugal by Capgemini”, nas categorias Governança Corporativa, Inovação Tecnológica, Mercados Internacionais, Empreendedorismo e Gestão e Inovação Pública. O encerramento dos trabalhos estará a cargo de Paulo Portas, Vice-Primeiro-Ministro de Portugal, seguindo-se a festa “Noites 150 anos Martini”.

José Manuel Durão Barroso, o presidente da Comissão Europeia, abre as sessões no sábado, dia 5, pelas 9h30, seguindo-se a conferência “Que futuro para os Países do Sul Europa?”, com Paulo Ferreira, director de informação da RTP, a moderar, António Nogueira Leite, Presidente do subcomité LIDE Economia após falecimento do Prof. António Borges, seu antecessor no cargo, por Portugal, Guillermo de la Dehesa ex-Ministro do Desenvolvimento de Espanha, Michael Jacobides* Professor Universitário grego, Vitor Bento, presidente da SIBS – Sociedade Interbancária de Serviços, e Paulo Rabello de Castro, presidente do subcomité de Economia do LIDE Brasil. Leonardo Mathias, secretário de Estado Adjunto e da Economia de Portugal, encerra esta conferência.

Após o almoço, pelas 14h45, haverá lugar às reuniões bilaterais, “Ronda de Negócios do LIDE Internacional”, onde serão apresentadas oportunidades de investimento e negócio aos convidados, nomeadamente em Angola, Brasil e Portugal, contando com a presença dos Governadores dos estados do Amazonas e Pará, seguindo-se uma prova de vinhos e queijos, by TAP Portugal. A abertura da sessão da tarde, a cargo de Francisco Murteira Nabo, membro do comité gestão do LIDE Portugal, antecede a conferência “Relações Empresariais entre Europa, África e América”, moderada por José António Saraiva, director do jornal Sol, e com a participação de Francisco Murteira Nabo, membro do comité de gestão do LIDE Portugal, Edson Godoy Bueno, presidente do LIDE Empreendedorismo e do Grupo AMIL no Brasil, Albina Assis antiga ministra dos Petróleos de Angola e presidente do LIDE Solidariedade, Mário Machungo antigo Primeiro-ministro de Moçambique e presidente do comité de Gestão do LIDE naquele país, João Manso Neto, presidente da EDP Renováveis e José Vieira Lima empresário mexicano. O enceramento desta conferência será da responsabilidade de Marconi Perillo, governador do estado de Goiás, no Brasil.

A partir das 18h45, decorre a entrega da segunda edição do Prémio Welcome to Portugal. Mais tarde, pelas 20h30, tem início um jantar de gala sob o tema “O melhor da gastronomia de Portugal, by TAP Portugal, que contará com as intervenções de Luís Marques Mendes, membro do comité de gestão do LIDE Portugal e de Pedro Passos Coelho, o Primeiro-ministro de Portugal. O jantar fica concluído com a actuação da fadista Cuca Roseta, seguida da festa “Noites 150 anos Martini”.

No domingo, dia 6, pelas 09h30, Manuel Rodrigues, secretário de Estado das Finanças de Portugal, fará a abertura da sessão de trabalho, que tem início com a conferência “Modelos de financiamento para Portugal e Empresas portuguesas no triénio 2014/2016”. Esta conferência será moderada por Luís Ferreira Lopes, jornalista da SIC e contará com dois painéis. No primeiro painel participam José Maria Ricciardi, presidente do BES Investimento e membro do Comité de Gestão do LIDE Portugal, Nuno Amado, presidente do Millennium BCP, Álvaro Nascimento, presidente da Caixa Geral de Depósitos e Nigel Vooght, da consultora PwC do Reino Unido. O segundo painel contará com as intervenções de Luis Mira Amaral, presidente do Banco BIC Portugal e membro do comité de gestão do LIDE Portugal, Luís Amado, presidente do BANIF, Rui Semedo, presidente do Banco Popular e Miguel Lucas, representante da Oxy Capital.

A segunda edição do Prémio Lifetime Achievment, que no ano passado foi entregue a Alexandre Soares dos Santos, realiza-se a partir das 11h30 e irá distinguir Francisco Pinto Balsemão, presidente do grupo Impresa. O encerramento do Fórum Empresarial do Algarve 2013 estará a cargo de Luís Miguel Henrique, Presidente Executivo do LIDE Portugal e vice-presidente do LIDE Internacional. Por fim, o evento culmina com um almoço temático sob o mote “A Nova Culinária Portuguesa”, com um menu de degustação composto por diferentes pratos propostos por chefes portugueses.

O Fórum Empresarial do Algarve pretende ser um evento empresarial de referência no espaço de países de língua portuguesa, o maior e mais ambicioso evento de altas esferas corporativas, para aproximar empresas de diferentes países, promover oportunidades de negócio e contribuir para desenvolver as economias nacionais envolvidas. Após a primeira edição, dedicada aos desafios da crise europeia e internacional, a organização pretende afirmar o evento como um espaço privilegiado de networking de altíssima qualidade, e uma oportunidade para a discussão de assuntos fundamentais para as economias nele representadas e para o respectivo tecido empresarial, promovendo novas oportunidades entre povos, mercados e continentes.

Convidamos os senhores jornalistas a acompanhar o Fórum Empresarial do Algarve 2013, dedicado à questão “Crise europeia e internacional – desafios” que decorre nos próximos dias 4, 5 e 6 de Outubro, sexta-feira, sábado e domingo, no Hotel Tivoli Victoria, em Vilamoura.

Fórum Empresarial do Algarve 2013_Programa

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.