AGENDA

Núcleo Museológico de Arte Sacra da Misericórdia | Inauguração no dia 30 de setembro

É inaugurado na próxima segunda-feira, 30 de setembro, pelas 18h00, o Núcleo Museológico de Arte Sacra da Misericórdia de Loulé, localizado na Igreja da Misericórdia.

Fachada da Misericórdia - C M Loulé -  Hélio Ramos

Fachada da Misericórdia – C M Loulé – Hélio Ramos

A Igreja da Misericórdia de Loulé, também conhecida por Igreja de Nossa Senhora dos Pobres, é um equipamento religioso-cultural de destaque, não só devido aos elementos arquitetónicos e decorativos existentes, mas também por ser um espaço emblemático da sociedade louletana desde o século XVI.

A Santa Casa da Misericórdia de Loulé surge em meados do século XVI. Por ordem de D. Sebastião, em 1570, o Hospital de Nossa Senhora dos Pobres, fundado em 1471, passou a ser administrado pela Santa Casa da Misericórdia.

Atualmente a Misericórdia de Loulé assume-se como uma Irmandade que tem como objetivo satisfazer carências sociais e praticar atos de culto católico da doutrina e moral cristãs. É uma Instituição Privada de Solidariedade Social e é membro fundador da União das Misericórdias Portuguesas.

A Misericórdia de Loulé é detentora de um conjunto de bens culturais, importantes para a história da arte religiosa do Concelho de Loulé, datados desde o século XVI ao século XX. Este acervo integra obras de pintura, escultura, ourivesaria, paramentaria, objetos processionais, entre outros.

Este núcleo museológico, nascido de uma colaboração entre a Santa Casa da Misericórdia e a Câmara Municipal de Loulé, vem possibilitar a fruição destes bens culturais e criar momentos de encontro com a sua história.

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.