AGENDA

XV Encontro de Música Antiga arranca com concerto do Ensemble Bonne Corde | 5 de outubro

Este sábado, 5 de outubro, tem início mais uma edição do emblemático Encontro de Música Antiga de Loulé. A partir das 21h30, sobe ao palco do Convento de Santo António o Ensemble Bonne Corde, com o espetáculo “Le Retour de la Paix”, e apresenta obras de três compositores: Haendel (1685-1759), Clérambaut (1676-1749) e Montéclair (1667-1737).

Ensemble Bonne Corde

Ensemble Bonne Corde

O Ensemble Bonne Corde é um agrupamento de Música Antiga, dedicado à Interpretação Historicamente Informada com instrumentos originais, tendo como repertório alvo a literatura para violoncelo solo do séc. XVIII, tanto de câmara como concertante, não esquecendo o importante papel do violoncelo como instrumento de contínuo. O Ensemble Bonne Corde apresenta‐se com diferentes orgânicos instrumentais, desde do violoncelo solo à orquestra barroca.

O nome do grupo pretende ser uma alusão às cordas de tripa utilizadas nos instrumentos de corda do século XVII e XVIII e hoje de novo utilizadas pelo agrupamento. É através deste contacto com as práticas interpretativas históricas que o grupo visa a recuperação de património musical português e europeu. Fundado pela violoncelista Diana Vinagre, o Ensemble Bonne Corde continua um trabalho de conjunto iniciado entre jovens músicos de várias partes do mundo que se foram cruzando nos seus percursos formativos e profissionais, em locais tão prestigiados como o Real Conservatório da Haia (Holanda) e a Orquestra Barroca da União Europeia. Todos os membros do grupo colaboram com alguns dos mais prestigiados agrupamentos de Música Antiga da Europa.

O espetáculo tem entrada livre.

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.