AGENDA

A TERRA TREME – Exercício público de preparação para o risco sísmico | 11 de outubro

Ação de prevenção realiza-se em todo o território nacional a 11 de outubro, às 11h10

anpc

Na sexta feira, dia 11 de outubro, às 11h10, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) apelas aos cidadãos para participarem no exercício de preparação para o risco sísmico.

A iniciativa chama-se “A Terra Treme”, pode ser executado onde quer que esteja, de modo individual ou coletivo. É um exercício de um minuto que pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. O exercício, que pode ser feito em todo o país, ajudará a população a conhecer e praticar os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo.

Baixar, proteger e aguardar são os três gestos propostos e que convém conhecer e treinar. Durante o exercício, os cidadãos devem BAIXAR-SE sobre os joelhos, uma posição que evita cair em caso de ocorrência de sismo, (também designado por terramoto ou tremor de terra). Deverão PROTEGER a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, se possível colocando-se sob uma mesa resistente e segurar-se firmemente a ela. Por fim, AGUARDAR até que a ‘terra pare de tremer’.

O objetivo de “A Terra Treme” passa, sobretudo, pela promoção da informação e mobilização da sociedade civil para a adoção de comportamentos adequados de autoproteção em caso de ocorrência de sismo. É, acima de tudo, uma ação de sensibilização que promove o conhecimento do risco sísmico e a adoção de medidas para a mitigação das suas consequências”, refere Manuel Mateus Couto, Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Para inscrever-se na iniciativa, individualmente ou em grupo (famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas), basta aceder a www.aterratreme.pt, promovendo a animação desse minuto, o debate e a partilha de ideias antes ou após o exercício, de forma a melhorar algumas fragilidades identificadas, organizando desde já o exercício do próximo ano.

Categories: AGENDA, Nacional

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.