AGENDA

“Um Sentido Para A Vida – Pensamentos Intemporais” de Renato Costa apresentado na Biblioteca Municipal | 11 de outubro

A Biblioteca Municipal de Loulé recebe amanhã, sexta-feira, dia 11 de outubro, pelas 18h30, a apresentação do livro “Um sentido para a vida – pensamentos intemporais”, de Renato Costa.

capa

A obra é o resultado de uma recolha de pensamentos encontrados em cadernos de viagens, notas soltas, dedicatórias e cartas entre 1994 e 2011, recolhidos pela jornalista Dina Adão. Para além da faceta de pedagogo, este livro (na linha de “Sombras Reflectidas”) mostra o investigador, o gastrónomo mas, sobretudo, revela o seu lado mais humano e intimista e abre portas ao pensador ímpar que foi Renato Costa. Conta com ilustrações de Luís Nunes Alberto.

A apresentação do livro está a cargo da jornalista Dina Adão, da atual diretora do Colégio Internacional de Vilamoura, Cidália Ferreira Bicho, e do ilustrador Luís Nunes Alberto.

Renato Costa nasceu a 1 de junho de 1960, no Lavradio (Barreiro). Licenciado em História, pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos e em Estudos Diplomáticos – Relações Internacionais, o início da sua vida profissional está ligado ao ensino. Aos 27 anos assumiu a direção do Colégio Internacional de Vilamoura, a par do seu cargo na Secretaria de Estado da Cultura – Delegação do Algarve. Durante mais de 20 anos, foi o diretor pedagógico deste Colégio, e liderou, desde 1987, uma equipa de professores que se dedicou a aprofundar um modelo de educação internacional em Portugal, alcançando resultados de excelência para esta instituição de ensino.

Foi secretário-geral do ensino particular e cooperativo, entre 1993 e 1995, e desempenhou vários cargos no ensino particular e cooperativo, a nível nacional e internacional.

Foi ainda membro da American Educational Research Association e participou em múltiplas missões internacionais de educação em diversos países do mundo.

Em 2009, no ano em que completou 22 anos como diretor pedagógico, foi-lhe atribuído o grau de Honoris Causa, pelo Consejo Iberoamericano en Honor a la Calidad Educativa, em Lima, no Perú. A ocasião serviu ainda para atribuir ao investigador o título honorífico de Maestria en Tecnologia Educativa de Iberoamérica”.

Em 2002, já com o curso de Sociologia da Educação, pela Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, abraça uma paixão antiga ao tirar o grau de mestre em História Contemporânea, na Faculdade de Letras de Lisboa.

Para além de pedagogo foi ainda gastrónomo e investigador, tendo abordado a cozinha como uma filosofia de vida.

Renato Costa faleceu em 2011 e, em 2013, a Autarquia de Loulé atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal.

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.