Quarteira

Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres – Quarteirs

Exº Senhor Diretor Geral dos Estabelecimentos Escolares

Dr. José Alberto Moreira Duarte

A Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres (Quarteira) tem sido confrontada com as queixas dos pais dos alunos que deviam frequentar a escola, neste curso, e que não o fazem por o mesmo continuar em processo de autorização. Questionada a diretora do agrupamento, esta situação foi confirmada.

Temos, então, a seguinte situação:

• Segunda a informação prestada pela direção, são alunos mais velhos, com dificuldades de integração escolar, desmotivação pela maior parte dos temas lecionados no ensino regular, comportamentos instáveis, alguns deles “disruptivos”, o que se repercute negativamente no seu aproveitamento. Contabilizam duas ou mais retenções, manifestam interesses divergentes da escola e necessitam de uma educação e formação mais centrada na qualificação vocacional. Muitos deles foram alvo de intervenção da comissão de supervisão disciplinar e foram encaminhados para o Gabinete de Apoio aos Alunos e à Família (GAAF), no sentido de serem acompanhados e orientados no seu percurso escolar.

• A turma foi inserida na aplicação das turmas mas continua a aguardar autorização de funcionamento.

• Ao fim de duas semanas de aulas, estes alunos continuam sem curso, sem turma e sem escola.

• Todos eles se integram na escolaridade obrigatória.

• A falta de resposta da vossa parte impede que se procure uma outra solução, embora seja praticamente impossível arranjar uma alternativa credível e funcional.

• Enquanto direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, e em nome dos pais destes alunos, consideramos esta situação insustentável, do ponto de vista da lei, da ética escolar e dos princípios e valores que pugnamos para a escola, inaceitável.

• Consideramos que o tempo de decisão se encontra esgotado e, em nome do direito destes alunos à educação, apelamos ao seu bom senso, no sentido de resolver esta situação com a máxima urgência.

• Informamos que nos reservamos o direito de agir por todos os meios ao nosso alcance, no sentido de garantir o direito à escola para estes alunos.

Assim, aguardamos uma resposta de V/ Exª, até à próxima 6.ª feira (hoje). Caso contrário, agiremos em conformidade.

Com os melhores cumprimentos, David Pimentel

APEESLA – Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de