Silves

ALCANTARILHA | Solar da Quinta da Cruz classificado como Monumento de Interesse Público

O Solar com capela e lagar de azeite da Quinta da Cruz, localizado em Alcantarilha, no concelho de Silves, foi classificado Monumento de Interesse Público. Esta classificação vem, assim, reconhecer o valor cultural deste imóvel, que terá tido origem numa casa rural térrea com capela, remontando pelo menos ao século XV, e que constitui na atualidade um importante exemplar de arquitetura civil do Algarve, conservando a maior parte das suas características de autenticidade.

O monumento é caracterizado pelos seus vãos simétricos de verga reta, escadarias exteriores de acesso às varandas e piso nobre e pelos tradicionais telhados de tesoura. Da habitação quatrocentista ou quinhentista permanece um corpo rasgado por uma janela de moldura chanfrada, estrutura ampliada e acrescentada com a construção do piso superior no século XVII, com beiral e janelas de sacada típicos da época. Da grande campanha de finais de Setecentos resultaram diversos melhoramentos nos interiores e no exterior da casa principal, entre os quais se inclui a janela barroca da fachada, enquadrável nos modelos tardo-barrocos urbanos da região, e na capela, consagrada em 1791 e então decorada com frescos de motivos geométricos.

De salientar que esta quinta teve um papel fundamental no desenvolvimento económico da região, funcionando como um importante centro agrícola que incluía um dos poucos lagares a laborar na região no final do século XVIII, para além de um poço que abasteceu a população de Alcantarilha durante séculos.

Simultaneamente, também mereceram a classificação de Monumento de Interesse Público outros dois monumentos da região do Algarve, como o conjunto da casa nobre, capela e antigas dependências agrícolas da Horta do Ourives, da freguesia de São Pedro, concelho de Faro e a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, matriz de Alte, concelho de Loulé.

Categories: Silves

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.