Algarve

5.º Congresso Internacional “Advances in Tourism Marketing”

A Universidade do Algarve recebeu, nos dias 2 a 4 de outubro de 2013, o 5º Congresso Internacional da série “Advances in Tourism Marketing”. Este Congresso, organizado pela Faculdade de Economia desta Universidade, teve como objetivo primordial a promoção de uma reflexão alargada sobre as dinâmicas territoriais e o conceito de destino turístico. O congresso realizou-se no Pestana Vila Sol, um resort de cinco estrelas vocacionado para o golfe.

topo

O congresso atraiu cerca de 140 participantes afiliados em 50 instituições disseminadas por 30 países localizados nos cinco continentes. A estes investigadores juntaram-se empresários e instituições públicas promovendo o espirito de estreita cooperação, na partilha de conhecimento, característico das acções promovidas pela Universidade do Algarve. Como percussor desta estreita colaboração entre os agentes económicos e a academia, entre os oradores convidados destacaram-se o Administrador do Grupo Pestana, Dr. Pedro Lopes e o Administrador do Grupo Andre Jordan, Dr. Gilberto Jordan, que reportando-se aos casos de excelência turística que preconizam, sintetizaram as condições para o desenvolvimento sustentável dum destino turístico. Ainda na qualidade de oradores convidados surgiram os nomes mais mediáticos da investigação em turismo a nível nacional e internacional, designadamente a Professora Doutora Carminda Cavaco, pioneira na investigação em turismo em Portugal; o Professor Doutor Chris Ryan (Nova Zelândia) uma figura ecléctica na comunidade académica pelos contributos científicos e pela liderança do jornal Tourism management, considerado como um dos melhores jornais de investigação em turismo a nível mundial;  o Professor Doutor Alan Lew ( EUA) geógrafo e editor do Jornal académico Tourism Geographies e o Professor Doutor Jurgen Gnoth ( Nova Zelandia) que pela proximidade á indústria configura um modelo de investigação aplicada á realidade socio-económica de grande relevância.

A notoriedade dos oradores convidados transpareceu nos seus discursos que proferiram. Se Carminda cavaco ofereceu uma viagem virtual geoturística do Velho para o Novo Mundo, suportada pela riqueza do documentário fotográfico que dispensava palavras o certo é que o seu discurso revela bem que o “turismo é uma invenção dos próprios turistas” são pois os turistas que co-criam o lugar e, essa co-criação é volátil e dinâmica. No mesmo sentido Chris Ryan enfatizou a diversidade de comportamentos que um mesmo turista pode apresentar no determinado lugar, de um comportamento hedónico num dia, o turista pode passar para a preguiça no dia seguinte. Mantendo a tónica no turista mais do que no lugar, jurgen Gnoth apresentou um modelo de avaliação da experiencia turística que a co-criação de lugares depende das emoções e atitudes do turista, sendo que a inércia ou simplesmente a preguiça é também uma forma de experienciar o destino turístico. Alan Lew num registo claramente diferenciado apelou ao planeamento sustentável dos destinos, numa estratégia disruptiva que colmate os efeitos diretos e colaterais duma globalização turística caótica.

Como mencionado pelos participantes, o congresso foi um êxito, a experiencia de convivência com o sol, o golfe, a hospitalidade característica do povo algarvio e a dieta mediterrânea que inspirou todas as refeições oferecidas nos dias 2 a 4 de outubro,  aliada à qualidade das apresentações e aos discursos dos oradores convidados, constituem motivos para que este congresso seja relembrado como um marco determinante para o avanço da investigação na área do marketing turístico.

Os laureados com o prémio de melhor artigo científico receberam uma menção honrosa do Doutor honoris Causa da Universidade do Algarve – Doutor Andre Jordan.

Mais informações: www.fe.ualg.pt/conf/5ATMC/

Categories: Algarve, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.