Saúde

27 de outubro | Dia Mundial da Terapia Ocupacional

O Dia da Terapia Ocupacional comemora-se a 27 de Outubro, sendo as celebrações mundiais dinamizadas pela World Federation of Occupational Therapy (http://www.wfot.org).

cartaz

No nosso país a Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais (www.ap-to.pt), irá comemorar com a realização, no Parque das Nações, de um Peddy Paper destinado a profissionais e clientes da terapia ocupacional. Nesta atividade em que o convívio será uma constante, pretende-se alertar para os desafios que as pessoas com incapacidades enfrentam no seu dia – a – dia e experimentar algumas das soluções que os terapeutas ocupacionais desenvolvem para melhorar a qualidade de vida dos seus clientes.

Comemorações de Norte a Sul do País:

Ao longo da semana várias instituições, de norte a sul do país e com o apoio da Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais, irão dinamizar atividades com vista às comemorações do dia mundial da terapia ocupacional.

No norte a Be Able To organiza, no dia 27 de Outubro e com o apoio da APTO, um almoço convívio com todos os Terapeutas Ocupacionais nortenhos em Leça da Palmeira.

Na capital a Escola Superior de Saúde do Alcoitão celebrará o Dia Mundial da Terapia Ocupacional com a realização a 25 e 26 de Outubro das I Jornadas de Integração Sensorial.

Em Beja, os alunos da Licenciatura em Terapia Ocupacional do Instituto Politécnico de Beja, irão realizar durante a presente semana, várias ações de divulgação junto da população em geral.

… mas o que faz o Terapeuta Ocupacional?

Os terapeutas ocupacionais intervêm no sentido de facilitar o processo de reabilitação das pessoas que têm alterações de desenvolvimento ou incapacidades adquiridas. Neste domínio podem intervir diretamente com a pessoa trabalhando competências de desempenho (sensoriais, motoras e cognitivas), adaptando e preparando a realização das atividades diárias (como brincar, aprender, realizar as atividades de higiene, comer, entre outras) e ainda adaptando o contexto em que as atividades de desenvolvem (através do estudo e treino de produtos de apoio e alterações físicas do ambiente). Tendo em conta a sua esfera de atuação o terapeuta ocupacional pode intervir em diferentes tipos de instituições: hospitais, escolas, centros de saúde, piscinas, lares de idosos, centros de dia entre muitos outros.

Para saber mais sobre a intervenção estes técnicos de saúde consulte o site da Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais (www.ap-to.pt) ou contacte via telemóvel para o número 927165886

Elisabete Roldão – Presidente da Direção – 962666374

Gonçalo Carreteiro – Vice-presidente da Direção – 966851357

Categories: Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.