AGENDA

PRÉMIO MIGUEL PORTAS 2013 | Candidaturas abertas

foto

âmbito & destinatários

O tema escolhido para o Prémio de 2013 é: “As Margens e as Pontes”, privilegiando a atenção às diferenças (as margens) e às alternativas (as pontes) de exercícios de cidadania, tolerância e emancipação, de natureza pública ou privada, de caráter formal ou informal, expressas em (i) iniciativas sociais e de intervenção com resultados significativos; (ii) relatos de situações criticas ou projetos alternativos com impacte público; (iii) narrativas de ambientes e habitats característicos.

candidaturas

O processo de candidatura decorrerá on-line, entre 1 de setembro e 30 de novembro, através de uma prévia manifestação de interesse (dos próprios ou através de proponentes) com base num regulamento próprio e formulário eletrónico

enquadramento

Miguel Portas deixou um legado de afetos, ideais, princípios e causas e um pensamento abrangente e sempre em construção, fundado num olhar e numa atenção sobre as gentes e as terras. Habituou-nos ainda a uma maneira inconfundível de promover debates plurais e uma reflexão crítica e comprometida com a actualidade deixando-nos marcas de vitalidade e generosidade em múltiplas e diversificadas frentes.

Miguel Portas, com a sua reflexão e prática, marcada por agendas baseadas em inquietações, dúvidas, incertezas e controvérsias em contra-ciclo da indiferença e irreverência, assumiu compromissos com causas humanistas, de cidadania e civilizacionais e serviu de inspiração e incentivo a ousadias de percursos por campos de (im)possíveis.

Um desses campos era sem dúvida a atenção que Miguel Portas devotava às “margens” e a sua insistência em criar “pontes”, promovendo ligações entre as gentes e povos, apelando sempre “ao melhor que cada um tinha para dar”, pela causa de unir o que estava desunido, de coser o que estava descosido, de criar diálogos onde havia silêncios, de encontrar caminhos e tesouros onde os cardos pressupunham desertos.

o prémio

Um grupo de amigos do Miguel Portas junta-se a seus familiares no sentido de manter presente o seu legado (material e imaterial) através da criação de um Prémio – que se espera possa ser anual – como forma de dar visibilidade a reflexões e práticas sociais e culturais – no respeito pelas diferenças – em torno de agendas das questões europeias e, em particular, do mundo mediterrâneo e do seu país (ou seja, de iniciativas centradas em Portugal sem prejuízo das relações com outros territórios). O prémio a atribuir em 2013 é de 10 000 Euros.

âmbito & destinatários

O tema escolhido para o Prémio de 2013 é: “As Margens e as Pontes”, privilegiando a atenção às diferenças (as margens) e às alternativas (as pontes) de exercícios de cidadania, tolerância e emancipação, de natureza pública ou privada, de caráter formal ou informal, expressas em (i) iniciativas sociais e de intervenção com resultados significativos; (ii) relatos de situações criticas ou projetos alternativos com impacte público; (iii) narrativas de ambientes e habitats característicos.

candidaturas

O processo de candidatura decorrerá on-line, entre 1 de setembro e 30 de novembro, através de uma prévia manifestação de interesse (dos próprios ou através de proponentes) com base num regulamento próprio e formulário eletrónico, devendo consultar-se as instruções ao seu preenchimento.

composição do júri

O júri é constituído por Nuno Portas (Presidente), Ana Drago; António Costa; Augusto M. Seabra; Clara Ferreira Alves; Cláudio Torres; Isabel Allegro; João Fernandes; José Manuel Pureza; Maria do Carmo Bica; Miguel Vale de Almeida.

atribuição do prémio

O prémio 2013 será divulgado em abril de 2014, e a candidatura ganhadora será disponibilizada no site.

Categorias:AGENDA, Tavira

1 reply »

PlanetAlgarve