Loulé

Museu Municipal promove “Visita Brincando 2013/2014”

Os Serviços Educativos do Museu Municipal de Loulé estão a promover diversas atividades integradas no Programa “Visita Brincando 2013/2014”, dirigidas às escolas do Concelho, com o objetivo principal de estabelecer a ligação entre o Museu e os seus pólos e a comunidade escolar no intuito de contribuir para a formação e sensibilização no que respeita às questões patrimoniais.

Sendo Loulé um Concelho muito vasto, os pólos do Museu Municipal de Loulé assumem-se como uma rede para o conhecimento do território, permitindo que os alunos se aproximem de diferentes realidades.

Para o ano letivo de 2013/2014 o Programa Visita Brincando propõe mais uma vez visitas e atividades especialmente concebidas para o público escolar. Não esquecendo que o trabalho dos professores é fundamental para a formação das gerações futuras, além do programa propriamente dito, estes Serviços Educativos encontram-se na disponibilidade de ter reuniões preparatórias para as visitas ou para o trabalho em sala de aula de modo a ir ao encontro às necessidades manifestadas pelos docentes.

De entre as iniciativas que irão decorrer, os Serviços propõem “Uma Viagem no Tempo”, com uma visita ao Museu de Arqueologia em que os alunos vão descobrir como viviam os nossos antepassados, desde o Paleolítico até à Idade Média. Depois da visita, os alunos vão explorar as vitrinas com a ajuda de uma ficha pedagógica e descobrir alguns objetos que foram usados no passado.

No percurso pedestre “À Descoberta da Muralha” os alunos poderão ficar a conhecer alguns trechos da muralha antiga que se conservaram até hoje e também o principal património histórico de Loulé.

“Vem conhecer o Engenheiro Duarte Pacheco” pretende dar conhecer aos participantes a figura de relevo que foi o louletano Duarte Pacheco, nomeadamente a sua obra marcante, através de uma passagem pela Casa Memória Duarte Pacheco.

Já na Cozinha Tradicional do Castelo de Loulé, os alunos poderão participar nos “Contos à Lareira” e tomar contacto com alguns objetos utilizados no passado e no final irão escutar um conto tradicional.

No Pólo Museológico dos Frutos Secos os alunos vão “Apanhar Frutos Secos” e irão conhecer um pouco mais sobre a cultura da amêndoa e alfarroba.

O “Visita Brincando 20’13/2014” propõe ainda um Peddy Paper pelas ruas da típica aldeia de Alte, o Jogo do Ric-Rac, muito popular na época islâmica, no Polo Museológico de Salir, e uma visita ao Pólo Museológico da Água, em Querença, onde, no final, são convidados a assistir a algumas experiências

científicas que mostram as propriedades da água.

 

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *