AGENDA

Novembro com muitas exposições de arte

O mês de novembro começa da melhor forma em Albufeira com um programa repleto de exposições de arte nos vários espaços culturais da cidade.

joaquim_pargana

No dia 1, a Galeria Municipal de Albufeira acolhe uma Exposição de Escultura, da autoria de Joaquim Pargana. Natural de Lagoa e residente em Olhos d`Água, há cerca de 40 anos, dedica-se a esculpir as pedras que encontra no mar em originais peças decorativas. Peixes, golfinhos, cavalos-marinhos, tartarugas, caranguejos, sereias, deuses do mar, aves e alguns santos evidenciam o talento e o engenho deste autodidata que conta no seu portfolio com algumas peças que lhe foram encomendadas para oferecer a importantes figuras do estado, nomeadamente aos ex-presidentes da República Jorge Sampaio e Mário Soares. Para ver até ao final do mês.

beth_sales

No centro da cidade, a Galeria de Arte Pintor Samora Barros apresenta a Exposição de Pintura “Conquistando novo horizonte” de Beth Sales. A abertura está marcada para dia 2 e vai ficar patente ao público até 25 de novembro.

Natural do Brasil (Salvador) reside atualmente numa pequena ilha da Noruega, onde leciona um curso de Artes para crianças e adultos. As suas pinturas refletem com espontaneidade a alegria e a vivência das cores. “ (…) Quase que num traço automático, os objetos, animais, pessoas justapõem-se dentro de uma estrutura espacial fictícia, antilusionista, com estranhas e contraditórias escalas de tamanho. Gatos, pássaros, casas, peixes e paisagens têm o mesmo grau de potência lírica no trabalho de Beth, refutando qualquer hierarquia classificatória” (Giovana Dantas).

As exposições na Galeria Municipal de Albufeira e na Galeria de Arte Pintor Samora Barros podem ser visitadas de segunda a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

marco_taylor

Na sala polivalente da Biblioteca Municipal Lídia Jorge, de 6 a 26 de novembro, realiza-se uma exposição composta por várias ilustrações que integram a obra “Não, este livro não tem nome”, um conjunto de contos e poemas de Marco Taylor que tem lançamento marcado, no mesmo local, uns dias depois, a 9 de novembro. A mostra pode ser visitada de terça a sexta entre as 9h30 e as 13h00 e das 14h00 às 19h15 e ao sábado e segunda-feira, das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 19h15.

henrique_ferreira

A partir do dia 1 de novembro é possível ver no edifício dos Paços do Concelho a exposição “Recordando Albufeira”, um conjunto de fotografias antigas que fazem parte da coleção privada de Henrique Ferreira. As temáticas são muito variadas com predominância de fotos panorâmicas, aspetos arquitetónicos e urbanísticos, mas também festividades civis e religiosas. A iniciativa tem por objetivo recuperar e fazer reviver as memórias da população de Albufeira numa época de transição (década de 50) e deixar para as gerações vindouras as marcas da profunda mudança que a urbe e as gentes de então sofreram. Para ver até 31 de janeiro de 2014, durante a semana, no horário normal de expediente.

O convite fica feito. Visite as exposições nos diversos espaços culturais da cidade!

exposições novembro

Categories: AGENDA, Albufeira

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.