Loulé

Autarquia lamenta desaparecimento de antigo presidente

A Câmara Municipal de Loulé apresenta publicamente as suas condolências pelo falecimento de José Cavaco, antigo presidente desta Autarquia, à família enlutada.

José Guerreiro Cavaco

José Guerreiro Cavaco

José António Guerreiro Cavaco nasceu a 19 de março de 1939, em Salir, e a par de um importante percurso no dirigismo desportivo, destacou-se igualmente na vida política.

Foi membro da Assembleia de Freguesia de Salir de 1976 a 1979, deputado municipal de Loulé de 1979 a 1982 e vice- presidente da Câmara Municipal de Loulé de 1982 a 1985. No mandato de 1985-89 foi presidente desta Autarquia. Enquanto autarca destaca-se o papel que teve na promoção do desporto e das infraestruturas desportivas, nomeadamente com a inauguração do complexo exterior das Piscinas Municipais de Loulé (1986) e a criação de um campo de futebol em cada freguesia do Concelho.

Foi Governador Civil de Faro entre 2 de agosto e 17 de novembro de 1995.

Enquanto dirigente desportivo, exerceu funções diretivas em clubes algarvios como o Farense, Salir (clube do qual foi presidente), Louletano e Quarteirense, e presidiu a várias associações à escala regional e nacional. Foi uma figura marcante do futebol algarvio. Esteve à frente da Associação de Futebol do Algarve entre 1999 e 2002 e foi dirigente da Federação Portuguesa de Futebol durante quase uma década. Foi condecorado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, como Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, a 6 de setembro de 2011, enquanto dirigente que integrou a comitiva presente no Campeonato do Mundo Sub-20, na Colômbia, onde Portugal alcançou o segundo lugar.

Colaborou com vários órgãos de Comunicação Social.

José Cavaco faleceu este domingo vítima de doença prolongada. O funeral realiza-se esta terça-feira de manhã, em Salir.

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.