AGENDA

Encontro de Literatura no Monte do Malhão | 16 de novembro

No próximo dia 16 de Novembro, sábado, a partir das 15 horas, vai acontecer «Literatura no Monte», no âmbito das comemorações dos 140 anos de Lutegarda Guimarães de Caires, escritora e ativista de Vila Real de Santo António, Algarve (1873 – 1935). A unidade de Turismo Rural «Monte do Malhão», em Castro Marim, faz, assim, do seu espaço um lugar de encontro entre escritores e poetas do Algarve e da Andaluzia, mas também de amantes da literatura que aqui vão poder assistir às diversas apresentações e pré-apresentações literárias.

cartaz

Obras, autores, declamação poética e abordagens diversificadas sobre a literatura vão ter lugar entre a tarde e o anoitecer. Carlos Luís Figueira, Fernando Esteves Pinto, e Fernando Pessanha na prosa. Na poesia, Tiago Nené, Miguel Godinho, José Cruz, Adão Contreiras e o grupo ibérico «Poetas do Guadiana» (Algarve e Ayamonte).

Carlos Brito vai ter a seu cargo uma pré-apresentação da primeira obra de Carlos Luís Figueira cujo título é «A Casa». Tiago Nené apresentará «Encontros Improváveis», de Fernando Pessanha. Vítor Cardeira vai apresentar o mais recente livro de Fernando Esteves Pinto «O Carteiro de Fernando Pessoa».

No que diz respeito a comunicações, José Bívar fará uma retrospectiva da Cena literária/cultural do Algarve. O historiador Fernando Pessanha vai ter a seu cargo uma comunicação acerca de Lutegarda Guimarães de Caires. Por sua vez, o actor e encenador Pedro Santos irá falar-nos sobre adaptação da literatura para o teatro.

Na poesia José Cruz fará uma homenagem a António Aleixo (falecido a 16 de Novembro de 1949). Os «Poetas do Guadiana» vão reservam-nos uma pré-apresentação da segunda edição da antologia homónima do grupo.

A poesia de autor e declamada de  Adão Contreiras, Miguel Godinho, Tiago Nené e de membros do projecto ibérico «Poetas do Guadiana» vai também acolher o fim de tarde e noite.

Ao longo do dia vamos ter disponível para venda livros de autores presentes no Encontro, bem como arte variada de bons artistas e artesãos que nos rodeiam. Visite a nossa Loja Virtuosa!

«Monte do Malhão» – para além do alojamento

De referir que o «Monte do Malhão» é uma Casa de Campo integrada num projecto de Turismo Rural no concelho de Castro Marim. É desde o início um lugar que vai para além do alojamento. Pretende ser, também, espaço de encontros, fruição cultural; no entendimento que devem ser feitas coisas que partam da interacção entre as pessoas. É convicção assente que disponibilizando a nossa vontade e o nosso espaço poderemos dar um humilde contributo ao desenvolvimento local.

Queremos descentralizar; trazer para o Interior o valor acrescentado de agentes culturais, e não só, promovendo momentos de entusiasmo e reforçando a rede de contactos e partilha».

Categories: AGENDA, Castro Marim

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *