AGENDA

Workshop ARTE NA BEIRA – Práticas Experimentais de Desvio | 11 a 15 de novembro

Inserido no PRALAC – projectos de curta duração

Formador: Bruno Almeida

Data: 11 a 15 de Novembro 2013
Horário: 18h às 21h
LAC – Laboratório de Atividades Criativas (antiga Cadeia de Lagos)

cartaz

O projeto “Arte na Beira – Práticas Experimentais de desvio” é uma proposta artística interessada em lidar com coletividades. O trabalho deriva das pesquisas teórico-práticas do coletivo “Arte na Beira”, que iniciou as suas atividades em 2011 no Rio de Janeiro/ Brasil, e desde então, tem viajado por todos os cantos do território brasileiro no desenvolvimento do projeto, que em 2012 foi premiado pelo programa 8.ª Rede Nacional Artes Visuais FUNARTE (Fundação Nacional de Arte/ Brasil).

O workshop acontece durante cinco encontros, cinco vivências experimentais, cinco exercícios de criação que são planeados de modo a envolver os participantes em processos subjetivos específicos. São eles: “No escuro do corpo”; “12 gramas de poesia”; “O Peso da consciência”; “Deixe a fantasia tomar conta de você”; e “Construindo situações”. O trabalho parte do interesse em proporcionar um espaço prático e de discussão ao mesmo tempo pessoal e colectivo, a partir de intensas vivências que direccionam os participantes para actividades capazes de despertar certo intento em resignificar o mundo, de modo a deliberar a criação enquanto um estado contínuo, “exercícios de experimentação de si”. De um mundo que começa dentro de si mesmo e que, à medida que as propostas vão acontecendo, vai emanando de si, ultrapassa a pele, se espalha pelo espaço, esbarra no outro, contamina o outro e se deixa contaminar também. Penetra a vida real, o quotidiano, os sentimentos, sensações, afectos, mas sempre com a prerrogativa de percorrer espaços ou penetrar temporalidades se não nunca antes conhecidas, ao menos, deixadas de lado em função da necessidade de uma vida excessivamente racionalizante. Partindo daí, as experiências também abrem espaço para se pensar a respeito de questões bastante fundamentais ao pensamento contemporâneo, como: corpo; subjetividade; poética; memória; biopolítica; multidão; fantasia; territorialização; reterriorialização, etc.

O Workshop é dirigido a todos os públicos curiosos por atividades experimentais, sem prerrogativa de serem provenientes de determinado campo de formação ou atuação, mas sendo de grande relevância àqueles interessados e já iniciados em práticas artísticas e criativas, sobretudo para quem se interessa pelos campos de estudos das Artes Visuais, Performance, Dança e Teatro.

Mais informações em www.artenabeira.com

Pré-inscrições até dia 8 de Novembro
através do e-mail geral@lac.org.pt
ou do telemóvel 96 531 03 51

Inscrição gratuita

Bruno Almeida é artista e educador, formado em Artes pela Universidade Federal de Juiz de Fora, possui mestrado em arte e cultura contemporânea pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Foi bolseiro para pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora em “Arte Brasileira”, é integrante do grupo de pesquisa “Arte e contemporaneidade: implicações políticas” da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, no qual realiza pesquisas sobre “Arte e Subjetividade no mundo contemporâneo”, e além disso, é professor de Artes Visuais na SEARC/ Rio de Janeiro. É membro e idealizador do coletivo Arte na Beira, que desde 2011 tem aprofundado pesquisas sobre práticas artísticas coletivas, desenvolvendo trabalhos por várias cidades brasileiras.

Categories: AGENDA, Lagos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.